Divulgação
Na manhã desta terça-feira, dia 01 de abril de 2025, aconteceu a primeira reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação entre representantes da Polícia Militar e membros da secretaria para tratar da implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em Ribas do Rio Pardo-MS.
O objetivo é que o programa seja implementado já no segundo semestre de 2025, logo após o retorno das férias escolares do meio do ano. Para isso, os responsáveis estão se mobilizando para que todas as medidas necessárias sejam tomadas a tempo.
Representando a Polícia Militar, estiveram presentes o Coordenador Estadual do PROERD, Coronel PM Alexandre Rosa Ferreira; o Tenente-Coronel PM Antonio José Pereira Neto, Comandante da 13ª CIPM; e o Subtenente Barcelos. Pela Prefeitura Municipal, participaram o Prefeito Roberson Moreira, o Secretário Adjunto de Educação Valdeir Bonato e a Diretora do Departamento Pedagógico, Rosimeire dos Santos.
Durante a reunião, foram debatidas as necessidades orçamentárias para a implementação do programa no município, uma vez que as despesas são compartilhadas entre Estado e Município. O Estado será responsável por fornecer o profissional instrutor da PM, despesas com deslocamento e outros custos, enquanto a Prefeitura arcará com as despesas relativas a apostilas, uniformes, pagamento de hora/aula do instrutor e a formatura dos alunos ao final do curso.
Desde que assumiu novamente o comando da Polícia Militar em Ribas do Rio Pardo, o Tenente-Coronel Neto tinha o desejo de retomar o PROERD no município. No entanto, para isso, era necessário o alinhamento com o poder municipal, visto que o programa depende da parceria com a Prefeitura para ser concretizado.
Por outro lado, a atual gestão municipal também sempre demonstrou apoio ao programa, enxergando-o como uma ferramenta importante para a educação e orientação dos jovens das escolas municipais. Em 2024, antes mesmo de assumir a prefeitura, já haviam sido iniciadas conversas para trazer o PROERD de volta para Ribas do Rio Pardo.
A relevância do programa é tão grande que a Câmara Municipal aprovou uma indicação para sua realização no município. Para os agentes envolvidos, tanto da Polícia Militar quanto da Prefeitura, esse apoio é fundamental para viabilizar o projeto, já que, nos moldes atuais, a implementação do programa exige aprovação de leis municipais para garantir a transparência no uso dos recursos públicos.
Além disso, o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), que tem sido um grande parceiro das forças de segurança do município, sempre apoiou a solicitação do retorno do PROERD. Graças à nova gestão municipal e ao suporte da Câmara dos Vereadores, o programa está mais próximo de ser retomado.
A última vez que Ribas do Rio Pardo recebeu o PROERD foi nos anos de 2015 e 2016. Curiosamente, alguns dos principais envolvidos no projeto daquela época estão novamente à frente da retomada do programa. Em 2015, a então Secretária de Educação era Rosimeire dos Santos, hoje Diretora do Departamento Pedagógico, e o Comandante da PM era o Capitão Neto, atualmente Tenente-Coronel.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com as Prefeituras Municipais, cujo objetivo é prevenir o uso de drogas e a violência entre jovens e adolescentes. Entre seus principais objetivos estão:
Educar as crianças no ambiente escolar;
Fortalecer a cultura da paz;
Construir uma sociedade mais saudável, feliz e segura;
Ensinar os jovens a tomar decisões seguras e responsáveis;
Incentivar a interação entre família e crianças;
Aproximar a polícia, a escola e a comunidade.
Diante das mudanças sociais, o PROERD passou a abordar também temas como violência doméstica e abuso sexual dentro do ambiente familiar. As autoridades defendem que a escola é um espaço adequado para tratar desses temas, auxiliando na proteção dos estudantes e no fortalecimento da sociedade por meio de uma nova abordagem sobre o combate às drogas e à violência.
Fonte: Assessoria de Comunicação