Suzano inaugura Centro de Treinamento Industrial para capacitar colaboradores(as) em Ribas do Rio Pardo (MS)

A estrutura é a primeira da Suzano equipada com simuladores de última geração que reproduzem as condições reais de todos os processos industriais da nova fábrica da empresa no município

Por Rodrigo Almeida em 08/05/2023 às 09:56:54

O espaço tem capacidade para formar até 500 pessoas simultaneamente em 18 salas preparadas com todos os recursos técnicos necessários para o desenvolvimento dos(as) profissionais.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, inaugurou um Centro de Treinamento Industrial dedicado às colaboradoras e colaboradores que irão operar a sua nova fábrica, em construção no município de Ribas do Rio Pardo (MS). O espaço tem capacidade para formar até 500 pessoas simultaneamente em 18 salas preparadas com todos os recursos técnicos necessários para o desenvolvimento dos(as) profissionais. A inauguração ocorreu juntamente com a recepção a cerca de 250 colaboradores(as) que integram um time de 514 pessoas da Operação Industrial da futura unidade.

"Recebemos, mais de um ano antes da entrada da fábrica em operação, grande parte dos(as) profissionais que serão responsáveis por colocar a unidade em fase de produção. Desta forma, construímos uma moderna estrutura de treinamento na qual vamos preparar esse público com todos os detalhes técnicos de projeto, sendo que a qualificação final contará com os treinamentos específicos dos nossos fornecedores de tecnologia, garantindo o sucesso na partida da fábrica", ressaltou Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano, responsável pelas obras de construção do empreendimento.

Para Leonardo Pimenta, gerente executivo industrial da nova unidade, a recepção aos(às) profissionais e a inauguração do centro de treinamento representam um dos grandes marcos do início da operação industrial em Ribas do Rio Pardo. "É muito engrandecedor e gratificante que nossos(as) colaboradores(as) estejam mobilizados mais de um ano antes de iniciar a operação. Com o intuito de gerar e compartilhar valor, colocamos este novo espaço para que todos possam evoluir com agilidade, o que significa consolidarmos a capacidade de transformar o "Projeto Cerrado" na unidade Suzano de Ribas do Rio Pardo", salientou.

Simulação de cenários

O Centro de Treinamento Industrial de Ribas do Rio Pardo é o primeiro da Suzano equipado com simuladores de última geração que reproduzem as condições reais de todos os processos industriais da nova unidade. Utilizando computadores que realizam equações complexas e precisas, os operadores que atuarão na Operação, Manutenção e Qualidade acompanharão a fase inicial da fábrica, visualizando todos os processos químicos e físicos realizados nos diversos sistemas industriais.

O centro terá papel fundamental em dois momentos distintos: treinamentos e comissionamento da indústria. O primeiro é dividido em três fases: estudos dirigidos sobre o processo e equipamentos das áreas nas quais os(as) profissionais atuarão; capacitação com detalhes técnicos e específicos de cada área; e treinamento prático utilizando os simuladores de processos. "Já durante a etapa de comissionamento, todos os sistemas serão testados, assim como as instalações e equipamentos, garantindo que tudo está em perfeitas condições para o início da produção", complementa Leonardo Pimenta.

Uma das técnicas que passarão por todas essas etapas é Stephanee Meias, soldadora industrial da área de Preparação de Cavacos. "Sou daqui mesmo do Mato Grosso do Sul e nunca tive a oportunidade acompanhar a inicialização de uma fábrica. Por isso, tenho um sentimento de gratidão muito grande por fazer parte desse processo e estou bastante ansiosa para começar a atuar numa nova área dentro da empresa. Espero ter a possibilidade de adquirir conhecimento especializado em processos específicos da fábrica com apoio desta nova estrutura", afirmou.

Com o mesmo ânimo, Wesley Melo, operador da área de Secagem, espera aprender ainda mais com o Centro de Treinamento. "Para mim é gratificante encarar o desafio de iniciar a operação de uma nova fábrica. A partir da estrutura do centro de treinamento espero aprender muito e contribuir com meu trabalho para que a indústria comece a rodar com muito sucesso. Já participei de outra implantação de fábrica de celulose e sei que é um momento transformador para todos os envolvidos", complementa.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Fonte: Performa Comunicação

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind