O Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus – mais conhecido como Voucher Transportador, conduzido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologiaa e Inovação (Semadesc) vai qualificar 50 motoristas este ano em Ribas do Rio Pardo. O anúncio foi feito na quarta-feira (24), pelo Secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Bruno Bastos, junto com o prefeito João Alfredo Danieze.
O Voucher Transportador é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Semadesc, e tem como objetivo garantir qualificação e acesso ao emprego e suprir a carência de mão de obra na área de logística. Há uma semana, o Governador Eduardo Riedel sancionou a Lei nº 6.055, que instituiu o Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus - Voucher Transportador. Na prática, o Governo de Mato Grosso do Sul vai pagar todos os custos – hoje orçados em R$ 6 mil - para a qualificação de motoristas que vão trabalhar com transporte de cargas e de passageiros.
De acordo com o secretário-executivo Bruno Bastos, as inscrições para o Voucher devem iniciar em 1º de julho. "Em Ribas anunciamos a tomada de decisão de conjunta de incluir o município para 50 vagas. Inclusive aproveitamos a ida a Ribas para ver as salas de aula do Senai onde será ministrada a parte prática e o uso do simulador será feito em Campo grande, com o deslocamento destes alunos em parceria com a Prefeitura", explicou.
A iniciativa beneficiará – em todo o Estado - mil motoristas com qualificação e custeio da habilitação "D", que permite conduzir ônibus, micro-ônibus e vans, e "E", que autoriza conduzir todos os automóveis incluídos nos tipos de CNH "B", "C" e "D" e veículos com unidades acopladas que excedam 6 mil quilos, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.
O atendimento prioritário será a beneficiários que garantam um alto grau de empregabilidade, considerados os aspectos como experiência, faixa etária e formação escolar; e pessoas desempregadas ou fora do mercado de trabalho. O Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, destacou que, junto com o Sistema Sest-Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), toda a estrutura do Município será montada, o que inclui até um simulador de carreta.
Hoje, de acordo com os dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), 70% das empresas do Estado estão com deficiência desses profissionais. O Prefeito João Alfredo ressaltou que existe também essa demanda em Ribas do Rio Pardo e que o Governador – por meio do Vaucher Transportador – vai contribuir com a diminuição desta carência notória nesta área profissional. "O Voucher Transportador é bom para a economia e tem o lado humanitário, porque pessoas capacitadas contribuem para a segurança nas estradas", disse João Alfredo.
Fonte: Rosana Siqueira, com assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo