Crescimento econômico e aumento do tráfego transformam o trânsito em Ribas do Rio Pardo

Construção da fábrica de celulose da Suzano impacta o fluxo veicular e exige medidas para o controle do tráfego

Por Redação 90FM em 18/07/2023 às 18:24:55

O trânsito de Ribas do Rio Pardo mudou muito e requer mais cuidados de motoristas e pedestres

A construção da fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo tem impulsionado um rápido desenvolvimento econômico no município. Com cerca de 10 mil trabalhadores e a criação de mais de duas mil empresas nos últimos dois anos, esse crescimento se reflete agora no trânsito da cidade, especialmente na movimentada avenida Aureliano Moura Brandão.

Adir Diniz, Gerente de Trânsito de Ribas do Rio Pardo, destaca que o aumento do fluxo de veículos na área urbana foi exponencial.

"Antes do início da construção da fábrica, tínhamos uma média de 400 veículos circulando por dia na avenida Aureliano Moura Brandão. Hoje, esse número está em 3.400.

É uma diferença significativa que exige um esforço redobrado da Getran", explicou Adir Diniz.

Há três meses, Ribas do Rio Pardo recebeu cinco conjuntos de semáforos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), em um investimento de R$ 1,3 milhão.

De acordo com Adir Diniz, os semáforos desempenharam um papel decisivo na amenização dos problemas e na redução do número de acidentes. "Mesmo com o aumento do fluxo de veículos, estamos conseguindo controlar o trânsito e manter uma margem de segurança que continua a melhorar, pois conseguimos controlar as principais vias, melhorando as condições de tráfego e diminuindo o índice de acidentes", avaliou Adir Diniz.

Sobre a aplicação de multas, Adir Diniz ressalta que esse processo sempre existiu, mesmo antes da instalação dos semáforos. Ele explica que muitas pessoas não respeitam o sinal fechado, bem como as vias preferenciais e rotatórias.

Em Ribas do Rio Pardo, a Polícia Militar é responsável pela aplicação das multas, que são encaminhadas ao Detran, onde os infratores pagam e resolvem suas pendências.

Quanto aos tipos de multas, as maiores incidências são relacionadas a carros estacionados em locais não permitidos, a uma distância inferior a 5 metros das esquinas e estacionamento sobre faixas de pedestres.

"A cidade mudou e hoje não é mais seguro deixar o carro aberto, nem com a chave na ignição. Os riscos de furtos aumentaram. Essa é a outra face do desenvolvimento", esclareceu Adir Diniz. Em relação à educação no trânsito, Adir Diniz ressalta que, ao possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), presume-se que a pessoa conhece a legislação, as regras e as normas.

A cidade de Ribas do Rio Pardo enfrenta desafios devido ao rápido crescimento econômico, mas as autoridades estão empenhadas em controlar o tráfego e garantir a segurança dos cidadãos.

Medidas como a instalação de semáforos e a aplicação de multas visam melhorar as condições de trânsito, mas é fundamental que cada indivíduo também exerça sua responsabilidade ao volante, respeitando as normas e contribuindo para um trânsito mais seguro.

Fique atento às atualizações sobre o desenvolvimento do trânsito em Ribas do Rio Pardo e outras notícias relevantes em nossa região.

Fonte: Redação 90FM/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind