A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), realizaram nesta semana a formatura de 62 pessoas no curso de qualificação profissional para Mecânico(a) de Máquinas Florestais, em Ribas do Rio Pardo (MS).
Desse total, 61 (98%) formados(as) são moradores(as) do Mato Grosso do Sul, dos quais 31 (50%) são moradores do município e região. A partir de agora, eles(as) estão aptos a trabalhar em operações de manutenção florestal da empresa ou do mercado.
Conforme Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano, a formatura foi mais um marco importante na trajetória de implantação da nova fábrica da empresa no município.
"Temos várias missões relevantes no desenrolar do empreendimento e a qualificação profissional para atender o setor florestal é uma das mais desafiadoras, em específico na parte de manutenção. Por isso, estamos qualificando a mão de obra local para atuar nas nossas operações, ou no mercado em geral, contando com o imprescindível suporte do Senai. Na Suzano temos um direcionador que diz que "só é bom para nós se for bom para o mundo" e, dessa forma, estamos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região", afirmou.
Com nove meses de duração, os(as) mecânicos(as) deram o primeiro passo na formação com aulas teóricas para ter as primeiras noções dos equipamentos florestais de forma segura, como relata Rodrigo Zagonel, gerente executivo florestal da Suzano. "Após a primeira etapa teórica que durou três meses, os alunos iniciaram as atividades no campo em um módulo prático em parceria com a Komatsu, fabricante das máquinas florestais. Este período durou seis meses e, ao todo, a qualificação somou 1962 horas de aulas. É uma qualificação completa e robusta, que os torna aptos a assumir como mecânicos(as) de máquinas florestais imediatamente", explicou.
De acordo com Angela Aparecida dos Santos, gerente executiva de Recursos Humanos da Suzano, todas as pessoas formadas estão aptas para participar dos processos seletivos da Suzano, no decorrer dos próximos meses, conforme a disponibilidade de vagas.
"A Suzano se preocupa em garantir a igualdade de acesso às oportunidades e, dessa forma, não há distinções em suas ações de qualificação profissional e nem nas contratações. Ficamos muito felizes por celebrar a formatura da primeira turma de mecânicos e mecânicas em Ribas do Rio Pardo. Isso demonstra que as pessoas estão dispostas a construir um futuro melhor para si e para a cidade", salientou. Um dos formados é João Vitor de Oliveira Ribeiro, 25 anos, que veio da área da contabilidade e conta que, a partir de agora, não se vê trabalhando em outro ramo no futuro que não seja com manutenção de máquinas.
,"Essa foi uma oportunidade essencial para mim. O curso foi perfeito do início ao fim, fomos amparados por profissionais da área com muita experiência que nos forneceram as melhores aulas e equipamentos", relata.
Outra profissional que teve a vida transformada foi Poliana Carvalho Marcelino, 27 anos. Mãe de duas crianças, ela já trabalhava na área de silvicultura e agora pode atuar como mecânica de máquinas florestais.
"Eu sempre quis trabalhar na manutenção, já havia me inscrito em outros cursos de mecânica, mas não havia sido selecionada até então. Mas agora, com o apoio da Suzano e do Senai, pude realizar esse sonho e tenho certeza de que em breve estarei trabalhando", revela.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável.
Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros.
A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Fonte: Performa Comunicação