Suzano fomenta pecuária leiteira com criação de banco de reserva alimentar em Ribas do Rio Pardo (MS)

Cerca de 255 pessoas das comunidades Mutum e Avaré serão beneficiadas até o final deste ano com a criação de bancos de reserva alimentar e melhoramento genético do rebanho.

Por Elvio Goes em 31/07/2023 às 12:01:13

Divulgação

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, fomenta a agricultura familiar com ações de transferência de tecnologia e técnicas de criação de gado de leite para pessoas com aptidão agropecuária na região de Ribas do Rio Pardo (MS). Com o apoio de profissionais experientes e suporte da empresa para o plantio de 25 mil metros quadrados de capim, cerca de 255 pessoas das comunidades Mutum e Avaré serão beneficiadas até o final deste ano com a criação de bancos de reserva alimentar e melhoramento genético do rebanho. O objetivo é garantir a continuidade da produção leiteira no período de estiagem e aumentar a produtividade do rebanho.

Nos meses de agosto a setembro, os animais e as famílias sofrem com a seca típica do inverno, o que faz com que a produção de leite seja reduzida substancialmente. A implantação de canteiros com capineira para compor um banco de reservas, e posterior distribuição de mudas e alimento de boa qualidade para os animais durante períodos de estiagem, garante pastagem suficiente para alimentar os animais no período de inverno e possibilita que as famílias mantenham a sua produção.

"Com essas ações, buscamos oferecer condições para que as famílias se preparem para os vários cenários que surgem durante o ano. Na Suzano, temos um direcionador que diz que "só é bom para nós se for bom para o mundo", e ao qualificarmos essas famílias para os momentos mais complicados, estamos contribuindo para a longevidade e produtividade do rebanho, assegurando renda e melhores oportunidades de negócios para os agricultores familiares da região", afirma Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Melhora genética

Além das melhores condições alimentares para o rebanho, os(as) produtores(as) dos assentamentos Mutum e Avaré ainda terão acesso a melhoramento genético para que o gado possa produzir mais leite no médio e longo prazo. Como a grande maioria desses animais são mestiços – ou seja, resultam do cruzamento de diferentes raças –, os técnicos ainda colocarão em prática o projeto Vaca Móvel, que irá inseminar as vacas com genética especializada para a produção de leite, proporcionando assim um efeito multiplicador na capacidade produtiva de cada família.

Um dos agricultores que agora tem melhores condições de produção é Danyel Da Silva. Ele conta que as famílias que fazem parte da Associação Amigos em Ação dos assentamentos Mutum e Avaré já estão colhendo os frutos dessa parceria. "Recebemos mudas do capiaçu, insumos como calcário e adubos, mas o divisor de águas para nós foram a ensiladeira e a enfarfadeira de silagem. Essas máquinas estão nos ajudando muito neste período de seca. Somos gratos à Suzano pelo apoio dado à associação e por esse trabalho tão importante que está beneficiando os moradores do Mutum e Avaré, conseguimos melhorar muito a nossa estratégia de alimentos para o período de estiagem", afirma.

Diversificação

A Suzano também desenvolve qualificação para o plantio de alimentos ecologicamente corretos e que possam gerar renda para essas comunidades. Por meio da implantação de sistemas agroflorestais, os produtores podem diversificar as fontes de renda e produzir alimentos como hortaliças, frutas, legumes e verduras. Com apoio das equipes de assistência técnica contratadas pela Suzano – num sistema de aulas práticas, nas quais é ensinada a utilização correta de insumos agrícolas, feita a correção da acidez do solo e o preparo com a aplicação de fertilizantes –, os(as) produtores(as) se unem em sistema de mutirão e aplicam o aprendizado nos demais lotes, compartilhando as técnicas de cultivo e a aproximação social.

"O sistema agroflorestal foi muito bem aceito na comunidade e já está proporcionando excelentes resultados. Esse tipo de produção é algo totalmente diferente de tudo que já vimos, mas a nossa adaptação a ela tem sido impressionante. Antes era tudo muito tradicional, a produção era feita como os nossos antepassados faziam, utilizando muito agrotóxico e muita química. Com o apoio da Suzano, estamos trabalhando com alimentos agroecológicos", revela Sebastião Landim, presidente da Associação Amigos em Ação, dos assentamentos Avaré e Mutum.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind