Com projeto Diálogo Urbano, Suzano fortalece contato direto com a comunidade de Ribas do Rio Pardo (MS)

Por meio da iniciativa, a empresa identifica, analisa e soluciona eventuais alterações no cotidiano dos moradores locais devido à presença de alojamentos, repúblicas e hotéis na cidade dedicados à acomodação de trabalhadores da obra.

Por Elvio Goes em 17/08/2023 às 16:22:15

Divulgação

A Suzano, maior produtora mundial de celulose de mercado e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, busca manter um diálogo direto e contínuo com a população de Ribas do Rio Pardo (MS), onde constrói sua nova fábrica de celulose. Por meio do projeto Diálogo Urbano, a equipe de Desenvolvimento Social da empresa identifica, analisa e soluciona eventuais alterações no cotidiano dos moradores locais devido à presença de alojamentos, repúblicas e hotéis na cidade dedicados à acomodação de trabalhadores da obra.

O trabalho consiste na realização de visitas contínuas por agentes do projeto às pessoas que residem próximo a essas instalações, em que orientam os moradores sobre quais canais devem ser acionados em casos de dúvidas, denúncias ou reclamações. Os canais indicados são, primeiramente, o próprio WhatsApp do projeto, (67) 99918-1949, que pode ser acionado caso a pessoa saiba ou suspeite de qualquer problema relacionado às acomodações ou às atitudes dos colaboradores da empresa; os números da Ouvidoria da Suzano – (11) 9 7258-5356 e 0800 771 4060; e ainda os números para denúncias relacionadas à violência contra crianças e adolescentes (DISQUE 100), contra mulheres (DISQUE 180) e para casos de urgência (DISQUE 190 – Polícia Militar).

"Ao escolhermos Ribas do Rio Pardo como sede da nova unidade, a Suzano se propôs a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município por meio da atuação em diversas frentes, como a área social. Portanto, atuando em linha com o nosso direcionador que diz que "só é bom para nós se for bom para o mundo", ao mantermos abertos os canais de diálogo com a população por meio do Diálogo Urbano, estamos estabelecendo uma relação mais colaborativa e protetiva em localidades que merecem maior atenção", afirma Maurício Miranda, Diretor de Engenharia da Suzano.

Atuação das equipes

No primeiro momento, as equipes do Diálogo Urbano identificam as moradias dos trabalhadores, assim como as áreas no entorno. Em seguida, fazem um mapeamento da vizinhança para definir os pontos que precisam de mais atenção, sempre dando enfoque aos locais com alto fluxo de mulheres, crianças e adolescentes. Após o diagnóstico, esses locais mais sensíveis são visitados a cada 40 dias, enquanto as demais áreas são visitadas a cada 90 dias ou sempre que algum(a) morador(a) acionar os canais de comunicação com alguma demanda específica.

A estratégia do Diálogo Urbano contempla duas modalidades de atendimento: o DUR (Diálogo Urbano de Reunião), utilizado em áreas com maior circulação de pessoas e o DUI (Diálogo Urbano Individual), um contato mais próximo que permite aos agentes da Suzano terem contato direto com cada vizinho, possibilitando que os moradores tenham informações de quais canais buscar diante de uma necessidade de diálogo.

Até o momento, já foram realizadas duas fases do projeto que totalizam 586 diálogos até o momento, sendo que a segunda fase ainda está em andamento. Dentre os diálogos realizados, 66% deles não resultaram em demandas, 26% apresentaram demandas que não eram endereçadas à Suzano, cuja investigação e tratativa competia às autoridades e órgãos do Poder Público, 4% apresentaram queixas envolvendo áreas operacionais e em 4% dos casos as demandas foram direcionadas à Ouvidoria da empresa.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind