População flutuante: entenda fenômeno que atinge Ribas do Rio Pardo, que vive com 10 mil moradores temporários

Município vive o auge do crescimento econômico e populacional, com a construção de uma das maiores fábricas de celulose do mundo.

Por g1MS em 05/09/2023 às 16:06:36

Ribas do Rio Pardo tem 10 mil moradores temporários �- Foto: Prefeitura de Ribas do Rio Pardo

A cidade de Ribas do Rio Pardo foi escolhida para sediar o Projeto Cerrado, da empresa Suzano, que atraiu mais de 10 mil trabalhadores temporários e investimentos de R$ 22,2 bilhões. Os novos habitantes são chamados de população flutuante e representam um desafio para o município, que se ajusta para acomodar os antigos e recentes moradores. (Veja o infográfico abaixo)

A população da cidade chegou a 23.150 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 10,52% em comparação com o Censo de 2010. Contudo, nos últimos dois anos, o município vive o auge do crescimento econômico e populacional, após a chegada da nova fábrica de celulose, a maior em linha de produção do mundo.

A TV Morena estreia nesta terça-feira (5), no MS2, uma série de reportagens que mostra a nova realidade de Ribas do Rio Pardo. A produção mostra, em 3 episódios, os desafios da chegada de uma grande indústria e o crescimento fora do comum.

Com o início da obra, em 2021, a cidade passou por pequenas explosões populacionais depois que os moradores se juntarem aos trabalhadores, especialmente no pico da obra, que foi atingido em abril deste ano. O fluxo de pessoas no município é intenso com aproximadamente 33.150 habitantes.

Número de habitantes em Ribas do Rio Pardo (MS)
Cidade cresce com construção de fábrica de celulose
habitantes20.85720.85723.15023.15033.15033.15020102022moradores + popula…010k20k30k40k
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)

O prefeito da cidade, João Alfredo Danieze (PSOL), explica que a chamada população flutuante é o conjunto de pessoas que permanecem por um período e depois vão embora.

"Temos aproximadamente 10 mil pessoas trabalhando na cidade, elas fazem parte da chamada população flutuante, que estão aqui para um determinado serviço e depois de um período vão embora. Estamos no auge da construção, fora os empregos indiretos que isso gera na cidade. A fábrica foi anunciada em 12 de maio de 2021, tivemos várias demandas e estamos trabalhando pontualmente em cada uma dessas minimizados os efeitos desse impacto".

Ribas do Rio Pardo vive o auge do crescimento econômico e populacional — Foto: Prefeitura de RIbas do Rio Pardo

Ribas do Rio Pardo vive o auge do crescimento econômico e populacional — Foto: Prefeitura de RIbas do Rio Pardo

Como exemplo, a falta de mão de obra especializada fez com que o gerente de um concreteira , o Joel de Matos, precisasse trazer para o município mais de 60 pessoas de outros estados para trabalhar na construção da fábrica. Segundo ele, grande parte dos funcionários vieram da região nordeste.

"A falta de funcionários na região fez com que trouxéssemos 90% dos nossos trabalhadores de fora, basicamente do nordeste. Para acomodar, criamos repúblicas para alojar estes funcionários. A empresa se instalou no município em março de 2021 e foi a primeira concreteira em foco para atender o projeto, chegamos a trabalhar com 45 caminhões e 80 funcionários no pico da obra".

Indústria de celulose

Obra deve ser concluída em junho de 2024. — Foto: Reprodução

Obra deve ser concluída em junho de 2024. — Foto: Reprodução

O Projeto Cerrado está localizada em Ribas do Rio Pardo e é uma das maiores fábricas de celulose do mundo. A indústria produzirá 2,55 milhões de toneladas ao ano, ampliando a capacidade instalada de celulose de mercado da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais.

Com investimentos que totalizam R$ 22,2 bilhões, a nova fábrica deve ser inaugurada em junho de 2024. Atualmente, existem 10 mil pessoas trabalhando no local.

Boom na economia

O proprietário de uma padaria aproveitou o "boom" para expandir seu negócio. Do ramo da alimentação, o empresário Adair Pereira passou a investir também no mercado imobiliário com a construção de um hotel. O espaço está em fase de finalização e terá capacidade para atender até 140 hóspedes.

"A construção da fábrica foi o fator maior que desencadeou toda essa necessidade. Hoje temos a necessidade de crescer e desenvolver cada vez mais. A fábrica é o que gerou todo esse grande movimento em todos os ramos da nossa cidade".

Fonte: g1MS

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind