O mundo de olho no "Mar Verde" de Mato Grosso do Sul, exemplo de desenvolvimento sustentável

Mato Grosso do Sul vem se transformando em modelo de desenvolvimento e sustentabilidade para o mundo

Por ariquemesonline.com.br em 27/09/2023 às 18:20:37

Grandes empresas escolheram nossa terra, investindo bilhões de reais e gerando milhares de empregos, mudando para melhor a vida do sul-mato-grossense pois acreditam no potencial da indústria verde e se preocupam de verdade com o meio ambiente sendo exemplo para o Brasil e o mundo.

É o caso da nova fábrica da Suzano com investimento na casa dos R$ 20 bilhões de reais, a unidade poderá produzir até 2,550 milhões de toneladas de celulose por ano e deve entrar em operação em 2024.

A construção começou em maio de 2021 e mudou o cenário da pequena cidade de Ribas do Rio Pardo atraindo pessoas de todo o país.

Durante o pico das obras na unidade, devem ser gerados aproximadamente 10 mil empregos diretos, além de milhares de empregos indiretos.

Ribas do Rio Pardo fica localizado na região central de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Suzano, o projeto é considerado o mais eficiente da companhia em função do baixo nível de emissão de carbono previsto após o início de operação. A empresa estima ainda que após o início das operações deve empregar aproximadamente 3 mil pessoas entre próprios e terceiros.

Economia de MS aquecida

Conforme levantamento do Radar Industrial Fiems, setor industrial de Mato Grosso do Sul foi responsável pela abertura de 525 postos formais de trabalho em julho, resultado de 7.851 contratações e 7.326 demissões.

Capacitação

No início do segundo semestre, o Senai e a Suzano certificaram 72 alunos como operadores de máquinas florestais para atuar na unidade da indústria de celulose no município.

A iniciativa faz parte de uma série de ações para formar mão de obra qualificada para atuar na unidade da Suzano que está sendo instalada em Ribas do Rio Pardo.

Carbono neutro

Pesquisa inédita coordenada por Paulo Eduardo Teodoro, engenheiro agrônomo e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus de Chapadão do Sul, afirma que o plantio de eucalipto pode ser uma peça importante para ajudar o estado a alcançar a meta de ser carbono neutro até 2030.

Foto: Floresta de eucalipto e ao fundo obras da construção da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, localizada na região central de Mato Grosso do Sul – Francisco Oliveira / Tereré News.

Foto: Floresta de eucalipto e ao fundo obras da construção da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, localizada na região central de Mato Grosso do Sul – Francisco Oliveira / Tereré News.

Foto paisagem: Floresta de eucalipto e obras da construção da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo

Foto paisagem: Floresta de eucalipto a esquerda e ao centro obras da construção da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Com informações da FIEMS, Suzano e ainda Fundect (https://www.fundect.ms.gov.br/pesquisa-inedita-aponta-que-expansao-de-eucalipto-pode-ajudar-ms-a-alcancar-meta-de-carbono-neutro-ate-2030/).

Fonte: Tereré News
Fotos: Francisco Oliveira / Tereré News

Fonte: ariquemesonline.com.br

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind