O Domingo de Ramos é apenas a primeira de uma série de celebrações que ocorrem na Semana Santa, momento central da liturgia católica romana, que se estende até o domingo seguinte, a Páscoa.
Na quinta-feira, por exemplo, é referenciada a Eucaristia e o rito do lava-pés, que recorda a última ceia de Jesus, quando o mesmo lavou os pés de seus discípulos. A Sexta-Feira Santa (ou da Paixão), feriado, relembra o sofrimento e crucificação de Jesus. Segue o chamado sábado de Aleluia, onde teria ocorrido uma vigília no sepulcro de Cristo e, no domingo de Páscoa, sua ressurreição.
As celebrações em Ribas do Rio Pardo aconteceram em duas missas, de manhã e a noite na igreja matriz (Paróquia Imaculada Conceição), com procissões e benção dos ramos.
Na Igreja Católica, a comemoração litúrgica relembra a entrada de Jesus Cristo, em Jerusalém. O domingo é chamado assim (DOMINGO DE RAMOS) porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento e, com as folhas nas mãos, aclamavam Jesus.
Ao fim da missa, os fiéis levam os ramos abençoados para casa ou local de trabalho. Eles costumam ser utilizados como forma de proteção.
Confira abaixo a programação da semana Santa em Ribas do Rio Pardo:
Programação:
Dia 28, Quinta-feira Santa
19 horas: Santa Missa -In Coena Domini (Lava Pés), após a missa: Transladação do Santíssimo Sacramento e Desnudação do altar.
Dia 29 - Sexta Feira Santa
09 horas, Via-sacra na igreja
15 horas: Celebração da Paixão do Senhor, Em seguida: Procissão do Senhor morto
Dia 30, Sábado
19 Horas: Santa Missa da Vigilia Pascal (Levar velas e Água)
Dia 09, Domingo de Páscoa
07:30 Horas: Missa de Páscoa - Igreja Matriz
09:30 Horas: Missa de Páscoa - Capela Aparecida
17:00 Horas: Missa de Páscoa - Capela São Sebastião
19:00 Horas: Missa de Páscoa - Igreja Matriz
SERVIÇO:
Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição
Endereço: R. Sen. Filinto Müler, Nº 1837 - Centro, Ribas do Rio Pardo - MS, 79180-000
Fonte: Redação 90FM