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TESTE

Suzano inicia testes de caminhão bitrem movido com o auxílio de um eixo elétrico em Três Lagoas (MS)

Veículo foi adaptado com equipamento capaz de fornecer tração adicional em momentos em que o uso de combustível é maior, o que contribui para redução de emissão de gases poluentes


Visando tornar as operações de logística de celulose ainda mais eficientes e sustentáveis, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, deu início ao Projeto Eixo Elétrico, ação pioneira que utiliza energia elétrica em caminhão bitrem.

A iniciativa consiste na instalação de um eixo elétrico no veículo com a finalidade de oferecer potência adicional ao veículo durante subidas, momentos de maior consumo de combustíveis, e recarga em descidas e frenagens. O primeiro veículo adaptado com o eixo-elétrico é utilizado no transporte de celulose na Unidade de Três Lagoas da Suzano.

Segundo Thiago Francisco Sanches Kumagai, gerente de Logística Industrial da Suzano em Três Lagoas, a inovação vem ao encontro dos compromissos públicos da empresa de reduzir o consumo de recursos fósseis, a emissão de gases causadores do efeito estufa e, consequentemente, com o combate às mudanças climáticas.

"Na Suzano, acreditamos que inovação e sustentabilidade precisam caminhar juntas na construção de um futuro melhor. Tanto que adotamos um termo que é o da "Inovabilidade", a junção dessas duas palavras e que permeiam todas as nossas decisões. Ao implantarmos essa nova tecnologia, visamos, no futuro, aumentar a eficiência da nossa frota por meio de energia limpa, reduzindo o consumo de combustíveis fosseis e a emissão de gases que causam o efeito estufa", destaca.

A nova tecnologia é desenvolvida por meio de uma parceria entre a empresa Suspensys, JSL e a Suzano, que colocou à disposição o veículo e os dados gerados a respeito da viabilidade do novo equipamento.

A expectativa é que o eixo elétrico colabore com a redução da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e reduza o consumo de combustíveis fósseis. Para isso, o caminhão equipado com o eixo elétrico, estando com as baterias devidamente carregadas, ganhará um impulso adicional em situações de subida, momentos em que o caminhão consome mais combustível.

Já em terrenos planos, a energia é armazenada e, em descidas, a tecnologia aproveitará o movimento das rodas para regenerar a bateria.

Período de testes
O caminhão fará a rota da Unidade de Três Lagoas ao Terminal Intermodal da Suzano em Aparecida do Taboado durante um ano. Neste período, a equipe da Suzano fará testes e análises sobre a viabilidade técnica da nova tecnologia. A expectativa é que, dependendo dos resultados gerados, a iniciativa possa ser expandida para o resto da frota de Três Lagoas e de outras unidades da Suzano.

"É importante destacar que este é um projeto piloto, uma inovação no setor, o que reforça o compromisso da empresa em buscar soluções cada vez mais sustentáveis. Esse período de testes é de extrema importância para analisarmos os dados gerados, realizarmos ajustes e melhorias no sistema para que, em um futuro breve, possamos expandir essa tecnologia", completa Thiago Kumagai.

Para entrar em circulação, o caminhão-teste foi modificado mecanicamente e recebeu equipamentos de gerenciamento para acompanhamento do status da bateria. Além do trabalho de transformação mecânica, os motoristas designados para o veículo também passaram por treinamentos para aprenderem como aproveitar todo o potencial da tecnologia.

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