APP - ANDROID
APP - IOS
SESI - MATRICULAS

Secretaria de Saúde inicia trabalho de prevenção de doenças do mosquito Aedes Aegypti

Inicialmente, 14 técnicos em endemias estão nos bairros eliminando possíveis focos de transmissão de dengue, febre amarela, zika vírus e febre Chikungunya

Por Assessoria de Comunicação em 08/01/2025 às 17:01:57

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou – na última terça-feira (7) – um trabalho de prevenção contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: dengue, febre amarela, zika vírus e febre Chikungunya. Pelo menos 14 técnicos em Endemias estão percorrendo os bairros de Ribas do Rio Pardo com a finalidade eliminar os focos do mosquito.

A partir desta sexta-feira (8), os técnicos passarão a fazer o chamado "LIRA" – Levantamento de Índice Rápido. O Gerente de Controle de Vetores, Endemias e Zoonoses, Fernando Brocco, explicou que este trabalho não pode parar e que se trata de uma prioridade estabelecida pelo Secretário Municipal de Saúde, Tiago Friosi, e também pelo Diretor de Vigilância Sanitária, Ivo Okasaki. "Os dois preferem trabalhar firmes nas ações de prevenção", justificou Fernando Brocco, que coordenou os trabalhos na linha de frente na guerra contra o mosquito Aedes Aegypti.

Os trabalhos já foram feitos em bairros como o Centro Velho, São Sebastião, São Joaquim e Boa Vista e terão prosseguimento nos demais bairros todos os dias neste mês. De acordo com Fernando Brocco, essa ação será reforçada durante o projeto "Férias sem Parar", que se iniciará próxima semana. Lá, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde participarão do evento com uma ação de prevenção contra doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti. "Também abordaremos outras questões importantes, como prevenção a ataques de escorpiões, além de ações preventivas à leishmaniose", detalhou Fernando Brocco.

Inicialmente, os técnicos em Endemias identificaram 35 pontos estratégicos voltados para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Inseticidas foram colocados para conter o avanço reprodutivo do mosquito, centenas de focos já foram eliminados e a última parte da ação consiste na aplicação de larvicidas, com tratamento de depósito. "É um trabalho contínuo e a população precisa ficar atenta para evitar doenças, principalmente nas crianças", disse Fernando Brocco.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
ALERTA GRANDE
90FM - FACE 01
PORTAL TINTAS - GRANDE
BIGUA CELULAR - ATUAL

Comentários

Anuncie 3