Foi publicado, na manhã desta quinta-feira (10), o decreto que desobriga o uso de máscaras em locais fechados de Mato Grosso do Sul. Segundo a publicação, a utilização da proteção facial em determinados ambientes de circulação agora é facultativa, ou seja, fica à critério de cada pessoa.
A partir de agora, a máscara poderá ser retirada do rosto em órgãos, instituições e entidades públicas, estabelecimentos privados acessíveis ao público e meios de transporte coletivo, tanto intermunicipais como interestaduais.
A medida, porém, não exclui medidas mais restritivas quanto ao uso de máscara nos municípios. Além disso, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) poderá ainda fazer recomendações para orientar a população para a utilização do equipamento de proteção individual.
Ainda de acordo com a publicação, a medida foi tomada levando em consideração o esquema vacinal da população sul-mato-grossense, que está acima de 80%, além da redução da média móvel de casos e de óbitos nas três últimas semanas.
O decreto revoga ainda os anteriores de 18 de junho de 2020 e de 31 de março de 2021.
Na Capital – O decreto com novas regras para o uso de máscaras em Campo Grande deve ser publicado na próxima segunda-feira (14). Ontem (9), O prefeito Marcos Trad (PSD), anunciou que a utilização continua obrigatória em algumas áreas fechadas, diferente do que decidiu o governo do Estado.
Fonte: Campo Grande News