Casos de emergência: Você sabe para quem ligar?

Defesa civil lança campanha para que a população identifique qual serviço acionar em caso de perigo

Por Equipe Funcional de Comunicação Municipal em 13/05/2022 às 10:47:43

Alagamentos, acidentes de trânsito, incêndios e homicídios são situações de emergência. Mas você sabe para quem ligar em cada um dos casos? Não? Por isso, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Defesa Civil, lançou uma campanha para que a população saiba diferenciar para qual serviço ligar em caso de emergência.

Forças policiais, Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil. Com diversas opções, às vezes há confusão sobre qual corporação acionar, levando também em consideração o desespero conforme as circunstâncias. Em uma situação de perigo, ligar para o número correto pode evitar uma tragédia.

Quando chamar a polícia? (190)

As forças policiais devem ser acionadas em casos de necessidade imediata, socorro rápido ou em casos de crimes. A discagem rápida 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional.

Saiba alguns exemplos: Disparo de armas de fogo, violência doméstica, abuso sexual, tráfico de drogas, homicídio, roubo ou furto, acidente de trânsito sem vítimas.

Ao ligar para as forças policiais, é primordial que tenha em mãos informações básicas como endereço completo do local e características das pessoas envolvidas na ocorrência.

Quando chamar a Defesa Civil? (67) 9 9646-9800

Em Ribas do Rio Pardo, a Defesa Civil deve ser acionada em ocorrências de desastres naturais, mas também atua em apoio de outras ocorrências como incêndio e acidentes de trânsito, que demandam esforços conjuntos em grande alcance. O órgão também realiza trabalho preventivo de desastres, como tirar uma família de uma área de eminente risco.

Saiba alguns exemplos: Desastres com desabrigados, inundações, alagamentos, vendavais, destelhamentos de casas, deslizamento de terra e queda de árvores.

Quando chamar o Samu? (192)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atende ocorrências relacionadas à saúde, que necessitam de cuidados médicos, desde acidentes de trânsito a vítimas de AVC. Ao acionar a discagem rápida 192 uma equipe formada por técnicos em enfermagem, condutores-socorristas, enfermeiros e médicos irão até o local.

Saiba alguns exemplos: Falta de ar intensa, desmaio, trabalho de parto, intoxicação, tentativa de suicídio, crises convulsivas, queimaduras graves, engasgo, choque elétrico, suspeita de Infarto ou AVC.

Quando chamar o Corpo de Bombeiros? (193)

A Corporação de bombeiros deve ser chamada em casos que demandam mais ferramentas e forças humanas para o resgate como afogamentos e acidente de trânsito com presos às ferragens.

Saiba alguns exemplos: Incêndios, ataque de abelhas, salvamentos aquáticos, queda de alturas, vazamento de gás, resgate de animais (domésticos ou silvestres) e acidente de trânsito com presos às ferragens.

Trote não é brincadeira, é crime!

Todos esses serviços citados desempenham uma função primordial na vida de quem realmente precisa. As linhas do telefone de emergência não devem ficar ocupadas com trotes, nem as corporações perderem tempo verificando uma falsa ocorrência. Passar trote é crime! Polícia, Defesa Civil, Bombeiros e Samu só devem ser chamados quando realmente necessário.

Fonte: Equipe Funcional de Comunicação Municipal

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind