Orgulho: Riopardense é empossado Procurador do Estado de SP após concurso com mais de 11mil candidatos

Por Rodrigo Santos em 03/08/2022 às 09:52:19

Dr. Abner Alcantara Samha Santos durante posse no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. (FOTO: Arquivo Pessoal)

Mais um riopardense nato orgulha a terra em que nasceu. O advogado, Dr. Abner Alcantara Samha Santos de 32 anos, conhecido como "Benezinho", que apesar de jovem, tem um currículo admirável como operador do Direito e na advocacia, foi aprovado em um dos concursos públicos mais concorridos do país, o de Procurador do Estado de São Paulo, que contou com 11.453 candidatos. A posse aconteceu na última sexta-feira, dia 29 de julho na capital paulista no Palácio dos Bandeirantes.

Dr. Abner Alcantara Samha Santos é filho do casal Abner Alcantara dos Santos (Bene) e da servidora aposentada do TJMS, Marzia Almeida Samha Santos. Dr. Abner Samha nasceu em Ribas do Rio Pardo e faz questão de destacar que iniciou sua vida educacional na cidade em que nasceu.

"Estudei na extinta Escola Cambalhotas, estudei no JOPA e estudei no Centro Educacional Rosa Mosso. Fui aprovado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, me formei em 2012 aos 22 anos e comecei na advocacia privada. Na época do curso de Direito, fiz estágio na vara de Fazenda Pública e comecei a gostar dessa parte, direito público", explica o novo Procurador de São Paulo.

DETERMINAÇÃO

Quando trabalhava em escritório de advocacia privada, Dr. Abner Alcantara Samha Santos atuou em assessoria para municípios. Com a experiência, o jovem que sempre foi muito dedicado, começou a fazer provas de concurso para procurador, advogado público.

"Comecei a fazer prova em 2017. Fui aprovado e fui procurador do CREA/MS, em Campo Grande. Em 2018 eu fui aprovado em alguns concursos, dentre esses, o concurso da PGM de Sorocaba (SP) e para Procurador do Estado de São Paulo. Em 2019 fui nomeado procurador do município de Sorocaba, estava atuando aqui e agora, esse mês fui nomeado na PGE-São Paulo. Meu objetivo sempre foi procuradoria do Estado", explica Abner.

Foram vencidas algumas fases antes da conquista da tão sonhada vaga de Procurador. A 1ª Fase: Prova Objetiva (eliminatória e classificatória), a 2ª Fase: Prova Discursiva (eliminatória e classificatória) e a 3ª Fase: Prova Oral (eliminatória e classificatória). Muitos reprovaram e ficaram pelo caminho.

INCENTIVO E GRATIDÃO

Dr. Abner Alcantara Samha Santos é casado com Ana Paula Menchik Shirado. Ele e a esposa se formaram na mesma turma de Direito. Ela é servidora do Tribunal de Justiça. Abner destaca que o incentivo e apoio dos pais e também do seu saudoso avô Yasser Abdel Halim Samha (em memória) foram fundamentais para o seu sucesso.

"Também quero fazer um agradecimento. Até o Ensino Médio eu fiz em Ribas. Agradeço a todos os professores que sempre me ajudaram, sempre me incentivaram. As vezes o pessoal não valoriza os professores da casa, mas eu tive excelentes professores. Então eu acho que eles me ajudaram desde o início, desde o ensino fundamental, desde o prézinho. Lembro que a Elisa foi minha professora, a Suzete. Ai na primeira série a Cidinha, a Célia foi minha professora na segunda ou terceira série. Ai depois Ana Paula, Marco Aurélio. Tive vários professores, Cidão, Douglas, Nair. É muita gente, não da pra nomear todos, mas todos foram fundamentais e sempre me incentivaram. Então acho muito importante ressaltar os professores de Ribas que foram fundamentais na minha jornada", relatou Dr. Abner.

Os pais, familiares e a irmã, compareceram neste importante momento da vida do novo Procurador do Estado de SP. Dr. Abner deve atuar na capital paulista em uma das mais tradicionais instituições do país. Sucesso ao riopardense.

A Família esteve presente participando e prestigiando esse momento importante.

Fonte: Notícias do Cerrado

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind