Suzano - 80 Anos Ribas

Projeto Cerrado faz economia de Ribas do Rio Pardo "nem sentir" efeitos pós-pandemia

Investimento da Suzano, de mais de R$ 19 bilhões impulsionou o desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo, inserindo o município no contexto nacional na geração de empregos e renda

Por Ricardo Ojeda em 16/08/2022 às 17:42:48

A economia de Ribas do Rio Pardo está a todo o vapor com o início da construção da primeira fábrica de celulose da cidade. Na contramão de praticamente todos os lugares do planeta que sofrem com a crise da "pós-pandemia", o município parece só prosperar quando o assunto é crescimento econômico.

No final do ano passado, o Perfil News divulgou uma reportagem, enfatizando as transformações no município. Decorridos mais de sete meses, outra matéria com um Raio-X do município.

Com a instalação da primeira fábrica de celulose no município, Ribas do Rio Pardo está prosperando em vários segmentos para receber os milhares de novos habitantes que a cidade já está recebendo e pretende receber ainda mais até a inauguração da empresa.

DOIS PRÉDIOS RESIDENCIAIS ESTÃO EM FASE DE ACABAMENTO EM RIBAS DO RIO PARDO: UM DE 5 ANDARES E OUTRO DE 8 PAVIMENTOS

O Perfil News conversou com o Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze – (Psol), sobre as expectativas da cidade com a chegada de aproximadamente 10 mil novos moradores até o ano de 2024. O Chefe do Executivo destacou que o município está se preparando de forma antecipada.

Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (Foto: Assessoria)

Segundo o Prefeito, a fábrica de celulose já levou 4 mil trabalhadores para prestarem serviços na construção da empresa e quando ela for inaugurada, a cidade deve receber mais 6 mil pessoas.

"Estamos percebendo que a cidade recebeu vários novos moradores. Um município que todos se conheciam, já conseguimos reparar nos novos rostos que vemos pelas ruas. O crescimento da população está fomentando a economia e os empresários estão eufóricos", disse.

Para receber tanta gente, o Chefe do Executivo destaca que a cidade está se preparando antecipadamente para os prós e contras. Ele adianta que nem tudo são flores, que os problemas sociais devem aparecer, mas o município segue se prevenindo.

"A hotelaria, os restaurantes, a segurança, estamos trabalhando de forma preventiva para receber os novos moradores. Realizamos um acompanhamento de perto, pois sabemos que teremos problemas, mas a instalação vai ajudar e muito na economia, já que vai triplicar a nossa receita até o ano de 2025. Outras cidades estão sofrendo com desempregos e o mesmo não acontece em Ribas do Rio Pardo, porque que o município está em pleno desenvolvimento", explicou.

POPULAÇÃO FLUTUANTE

Antes das obras de construção da fábrica, Ribas do Rio Pardo tinha 25 mil habitantes. A cidade espera 10 mil novas pessoas. A princípio, ao todo, serão 10% trabalhadores do município, 5% de Mato Grosso do Sul e 85% devem vir do nordeste brasileiro. O aumento populacional fará Ribas se tornar umas das cidades que deverão ter mais crescimento econômico nos próximos anos.

"A empresa deve ser inaugurada no segundo semestre de 2024. Estamos com aproximadamente 6 mil novos alojamentos para esses trabalhadores que estão no município e o número deve ser ampliado. Os segmentos estão eufóricos com a nova oportunidade de crescimento. Ribas do Rio Pardo não poderia estar melhor. Seguimos rumo ao desenvolvimento", destacou o prefeito.

CRESCIMENTO NAS VENDAS GERA OTIMISMO NO COMÉRCIO

A Fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo ainda nem inaugurou e já está movimentando e muito o comércio local. Empresários estão ampliando ou criando estratégias para o crescimento que a cidade promete ter nos próximos anos.


Em uma temporada pós-pandemia, quando todo o mundo luta para melhorar a economia, Ribas do Rio Pardo segue a passos largos a caminho desenvolvimento. A população está incentivando o comércio local e ao fomentar esse consumo, os empreendedores fazem com o dinheiro circule no município e nele se mantenha.

A vida pacata de interior está com os dias contatos em Ribas do Rio Pardo. Assim como Três Lagoas se desenvolveu com a chegada das fábricas de celulose, o município também deve ter um enorme crescimento e um "choque de cultura" nos próximos anos.

NEGÓCIOS EM EXPANSÃO

O empresário Diógenes Marques tem um restaurante e uma cozinha industrial em Ribas do Rio Pardo. No ramo desde 2019, o empreendedor conta que já está expandindo os negócios e adianta que todo comércio do município está extremamente otimista.


Em 2019, Diógenes abriu uma pizzaria–choperia, mas já expandiu o negócio que se transformou em uma cozinha industrial dois anos depois. Em 2022 o empresário inaugurou um novo restaurante o Don José (foto acima) e adianta que estar confiante com o desenvolvimento que a cidade vai ter.

"O comércio local teve um grande aumento com os operários que estão trabalhando na construção da fábrica e o público vai crescer ainda mais com a chegada de várias outras pessoas nos próximos anos. Todo mundo está investindo ou ampliando os seus negócios. Estamos animadíssimos. Comerciantes de outras cidades e Estados também estão chegando investindo no município, principalmente de Três Lagoas, Paraná e São Paulo", contou.

VALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS EM RIBAS DO RIO PARDO

Não foi só o comércio ou a rede hoteleira que deu um "boom" após o anúncio da instalação da fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo. Os imóveis e terrenos também tiveram uma enorme valorização nos últimos meses e pessoas de todo o Brasil está "na disputa" de conseguir investir na cidade.

Fábio Úngaro é proprietário da VM Imóveis, localizada em Ribas do Rio Pardo. No segmento há aproximadamente 10 anos, o empresário destacou que a cidade não está nem sentindo os efeitos pós-pandemia e que tudo ficou sendo mais valorizado no município.

Úngaro conta que em 2013 as vendas estavam ótimas, já que Ribas do Rio Pardo comportava grandes empresas e frigoríficos, mas uma crise fez os empreendimentos fecharem e a cidade acabou dependendo do comércio local. O ritmo de vendas do segmento só mudou (para melhor) após o anúncio da instalação da fábrica de celulose no município.



Na foto acima o condomínio que Úngaro construiu, entregando em abril desta ano e já está alugado para uma empresa. O condomínio foi batizado de Antonio Domingo de Souza, em homenagem para o sogro (já falecido) do empresário

PROSPERIDADE

O empresário explica que a procura por casas ainda não teve tanto aumento, a princípio, a pesquisa das pessoas tem sido por terrenos, que mesmo com o preço dos materiais de construção em alta, os investidores não param de comprar e seguem confiantes com a prosperidade que a cidade vai ter nos próximos anos.,

Essas 10 unidades também estão em construção, todas já em negociação para uma empresa. O condomínio será batizada com o nome do pai do empresário, João Aparecido de Úngaro (Foto: Divulgação)

Acho que daqui uns dois anos, quando as pessoas estiverem trabalhando na fábrica as buscas pelas casas prontas devem aumentar, pois, elas irão residir em Ribas do Rio Pardo. O aumento do aluguel também aumentou. A princípio os investidores estão buscando terrenos para construir empreendimento futuros. A construção civil teve um grande aumento nos preços, a mão de obra também é cara e mesmo assim a procura está grande", ressaltou otimista.

Fonte: Perfil News

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind