Programa Jovem Aprendiz é lançado em Ribas do Rio Pardo

A cidade é a primeira no Estado a ter o programa viabilizado por uma prefeitura

Por Assessoria de Comunicação em 29/09/2022 às 17:43:15

Nesta sexta-feira (30) a prefeitura de Ribas do Rio Pardo lança o programa Jovem Aprendiz às 8h30 em cerimônia realizada no Centro Social Brasil Criança Cidadã. Foram selecionados 20 jovens entre 14 e 16 anos que serão os primeiros participantes da história deste programa na cidade, um marco importante para o Município que já foi conhecido pelo alto nível de exploração infantil em seu passado.

Os jovens selecionados passam a desenvolver a atividade de assistente administrativo com carga horária de 4 horas diária e remuneração no valor de R$569,36 ao mês. Outros benefícios são: anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, vale transporte, 13º salário, INSS, FGTS (2%) e férias. O programa tem aproximadamente 2 anos de duração.

A secretária de assistência social do município, Jaqueline Pereira Arimura, explica a importância deste momento: "É um marco para Ribas do Rio Pardo pensando na história da cidade e no contexto que esses jovens estão inseridos. São adolescentes em situação de vulnerabilidade social que a bolsa de R$569 vai, sem dúvida, auxiliar suas famílias e, até mesmo, servir como incentivo para eles continuarem na escola. Além da experiência de trabalho, ao término do programa eles estarão formados em áreas administrativas por meio do curso oferecido pelo CIEE. Para nós, isso é sinônimo de transformação de vida".

O Jovem Aprendiz é um curso que oferece 75% da carga horária com aulas práticas e 25% de aulas teóricas, voltado para jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou que tenham concluído, oriundos de escolas públicas.

Segundo o CIEE, Ribas do Rio Pardo é o primeiro município no Estado de Mato Grosso do Sul a realizar o programa pelo poder executivo municipal, normalmente são iniciativas de empresas e não de prefeituras.

Colocando uma pedra no passado

O Centro Social Brasil Criança Cidadã, local em que será realizado o lançamento do programa, já foi símbolo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no País (PETI) construído em 1996 para desenvolver um trabalho social com as crianças e adolescentes filhos de carvoeiros, devido a inúmeras denúncias de trabalho infantil nas carvoarias da época.

Serviço

Lançamento do Programa Jovem Aprendiz

30/10 – Sexta-feira às 8h30

Local: Centro Social Brasil Criança Cidadã

End: Rua Geraldo Bunazar, 42 – Bairro São João

Ribas do Rio Pardo



Fonte: Nesta sexta-feira (30) a prefeitura de Ribas do Rio Pardo lança o programa Jovem Aprendiz às 8h30 em

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind