O percurso, que foi desenhado em 2003, virou tradição entre os romeiros e representa um momento de autoconhecimento, agradecimento, fé e coragem.
O percurso
Os peregrinos de Ribas do Rio Pardo partiram de Águas da Prata (SP), na Serra da Mantiqueira, onde se prepararam para enfrentar a viagem que começou no dia 10 de Outubro.
Os fiéis passaram por várias cidades de Minas Gerais e São Paulo (Ouro Fino/MG, Estiva/MG, Andradas/MG, Tocos do Mogi/MG, Luminosa/MG e Campos do Jordão/SP) entre outras, em um percurso de 320Km de muitas serras, com um total de altimetria acumulada de 8.230 metros, quase a altura do Monte Everest que tem 8.846 metros.
Caminho de bicicleta
Idealizado e com organização de João Viel, acompanharam também Roberta Viel, Nilton Xavier, Danilo Matoso, Linarde Pereira, Meiriely Moura e Luís Gotis, que fazem parte da Liga Esportiva Rio-pardense e que inclusive sempre auxilia os atletas em competições e desafios como este.
Não é só a pé que os romeiros vão rumo a Aparecida. Essa turma formada por fiéis de Ribas do Rio Pardo/MS preferiu ir pedalando, em um trecho de descidas difíceis que exigiram muita técnica, subidas muito duras, chegando a atingir até 29% de inclinação, disse Nilton Xavier.
"É um negócio muito gratificante, você vê a fé do povo caminhando, pessoas que estavam no oitavo dia caminhando, pessoas carregando mochilas pesadas nas costas, cajado, mas com uma fé muito forte, pessoas idosas, pessoas com os pés cheios de bolhas seguindo firme, pessoas doentes, pessoas que fazem aquilo ali há mais de 20 anos, pessoas ajudando na capela. As paisagens são fora do normal, muito sofrido mas muito gratificante," disse emocionado Niltinho (Nilton Xavier)
A chegada:
A chegada em no Santuário de Aparecida aconteceu no dia 14 de Outubro. Foi mais um momento de emoção e fé, confira abaixo as imagens e vídeos:
Redação 90FM