Recuperado de lesão na virilha, o bicampeão mundial José Vitor Leme estreia na temporada 2022 da Professional Bull Riders (PBR) neste final de semana (22 e 23 de janeiro), na arena Infinite Energy Center, em Duluth, na Georgia (EUA). Após três etapas, o campeonato é liderado por outro brasileiro, o paulista de Itatinga João Ricardo Vieira, de 37 anos, que persegue seu primeiro título.
Vieira, que tem dois vice-campeonatos mundiais na carreira, venceu a etapa de Chicago, nos Estados Unidos e soma 323 pontos no ranking mundial, com um aproveitamento de 90,91% na temporada. Ele já tinha uma vitória em eventos válidos para a classificação mundial da PBR, ainda no final do ano passado, em Jaguariúna (SP). O competidor brasileiro é seguido por três americanos na classificação (Kyler Oliver, Stetson Lawrence e Daylon Swearinger) e pelo brasileiro Dener Barbosa, o quinto colocado, com 162 pontos.
Coincidentemente, Leme também ficou de fora de três etapas no início do Mundial do ano passado, ao quebrar o tornozelo. Quando voltou, estava 326,5 pontos atrás do então líder Cooper Davis. Na parte final da temporada, sofreu a contusão na virilha que o tirou da disputa por dois meses, mas não impediu que voltasse nas finais em dezembro para confirmar seu segundo título mundial, parando os oito segundos sobre todas as momtarias e conquistando em uma delas a maior nota da história da PBR: 98,75 pontos.
Em suas redes sociais, Leme informou na semana passada que uma ressonância magnética constatou sua recuperação. Nesta quarta (20/1), ele voltou a montar em dois touros nos treinos, em sua fazenda, em Decatur, Texas. "Depois de dois meses de recuperação da minha lesão na virilha, hoje voltei a fazer o que mais amo que é montar em touros sem sentir nenhuma dor ou algo que me atrapalhe."
Ao site oficial da PBR, o brasileiro disse que está bem e muito confiante para voltar a competir, mas admitiu que nos treinos foi mais cauteloso e não exibiu seu estilo agressivo de montaria. "Claro que é muito bom voltar a montar sem lesões, mas seria muito imprudente de minha parte voltar a estimular os touros logo de cara."
No final do ano passado, o peão de Ribas do Rio Pardo (MS) afirmou à Globo Rural que seu objetivo é conquistar mais títulos mundiais. Se conquistar o título neste ano, ele se equipara aos também brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves, que ganharam o Mundial da PBR três vezes.
"Minha carreira foi muito rápida, mas eu me esforcei muito e estou colhendo os frutos da minha dedicação e treinamento. Não sei qual o meu limite. Vai ser até onde Deus me levar. Mas, com certeza penso em ganhar mais um, mais um e mais um. Quero estar sempre disputando títulos e ficar entre os cinco melhores do mundo."
Outro campeão que estreia na temporada é o touro Wooppa, que rendeu as melhores notas da carreira de Leme, incluindo o recorde. A expectativa do público em Duluth é que haja um reencontro de Leme com o touro que dominou o ranking no ano passado.
Redação Globo Rural