As bolsas feitas com embalagens de ração viraram projeto escolar da professora Maria Nair da Silva Dellamura, de 55 anos, e dos alunos do 8º ano da Escola Municipal São Sebastião, em Ribas do Rio Pardo.
O projeto idealizado por ela começou em junho e alia sustentabilidade e empreendedorismo.
Lecionando ciências biológicas há 22 anos na instituição, a professora anualmente desenvolve propostas educativas para o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 5 de junho. Neste ano, ela propôs aos estudantes a confecção das sacolas que passaram a ser comercializadas.
Maria Nair explica como foi pensado e colocado em prática a produção das sacolas ecológicas. "O projeto foi desenvolvido em parceria com o Sebrae que esteve na escola para a gente trabalhar o jovem empreendedor.
O projeto de empreendedorismo na escola foi trabalhado com o oitavo ano. A gente vende por um valor simbólico e o dinheiro é revertido para escola", explica.Para conseguirem criar as sacolas, alunos e professora visitaram pontos comerciais para arrecadar o material plástico.
Os pets shops da cidade fizeram a doação dessas embalagens que seriam descartadas, mas ganharam utilidade graças à criatividade da turma.
Após a arrecadação, Maria conta que a turma se uniu para deixar as embalagens com uma cara nova. "Eu propus a ideia, eles gostaram e desenvolvemos.
Passamos a recolher, trouxemos para a escola, os alunos ajudaram na limpeza e na parte da costura eu que fui costurando. Eles gostaram muito, porque gostam de desenvolver projetos", afirma.
Para a feira escolar onde exibiram o projeto, os estudantes criaram mais de 20 sacolas. O resultado, segundo a professora, foi um sucesso. "Foram todas vendidas", comemora. Por isso, eles seguem criando as bolsas que servem para tudo e principalmente para carregarem as compras e evitarem o desperdÃcio das sacolas plásticas.
Quem quiser adquirir o item, pode entrar em contato com a professora através do Instagram @marianairdasilvadellamu
Fonte: Campo Grande News