A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizou na noite desta segunda-feira (19) a cerimônia de formatura de 99 pessoas que concluíram um dos nove cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Ribas do Rio Pardo (MS). A iniciativa é uma das ações que a empresa vem executando no município para a promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e a redução de desigualdades sociais na região.
Com um olhar para todo o entorno da localidade onde constrói a sua nova fábrica de celulose, a Suzano busca, por meio de ações de qualificação profissional em diversas áreas, atender às demandas da cadeia econômica criada em função de suas operações e também dos demais empreendimentos que têm se instalado no município. Dessa forma, contemplando pessoas com idade mínima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social e moradoras de Ribas do Rio Pardo, os cursos visam atender à crescente demanda de setores como comércio e serviços que carecem cada vez mais de profissionais qualificados.
De acordo com Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul, a iniciativa faz parte do plano de desenvolvimento social que a empresa está executando na região e está alinhada à meta de longo prazo de retirar mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza em todas as regiões onde mantém operações. "Na Suzano, nós temos um direcionador de que "só é bom para nós, se for bom para o mundo" e, com base nisso, estamos trabalhando para promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social e econômica das pessoas mais vulneráveis na região da nossa nova fábrica. Acreditamos que cursos como esses cumprem um importante papel nesse objetivo", destaca.
"Essas qualificações oferecidas pela Suzano atendem à população de baixo poder aquisitivo e têm como finalidade formar pessoas e inseri-las no mercado de trabalho. Nesta edição, foram ofertados cinco cursos pelo Senac neste primeiro ciclo para formação de manicures e pedicures, camareiros(as), profissionais de higienização e manipulação de alimentos, vendedores(as) e recepcionistas. No ano que vem devem ser promovidas outras ações no mesmo sentido", afirma Ivan Murgi de Farias, gerente do Senac de Três Lagoas.
Além dos cursos ministrados pelo Senac, a Suzano também promoveu outros quatro cursos em parceria com o Senai. Foram realizados cursos de manutenção de ar-condicionado split (duas turmas), eletricidade básica e costura criativa. Somando todas as qualificações, foram 668 horas de aulas ministradas no combinado entre todos os cursos.
Novas oportunidades
Aluna da turma de recepcionistas, curso ministrado pelo Senac, Natália Pereira, de 26 anos, afirma que, mesmo já trabalhando como recepcionista num hotel na cidade, decidiu se inscrever na qualificação porque tinha certeza de que a ajudaria a aprimorar suas habilidades e criar novas oportunidades de trabalho, novos relacionamentos. "Eu amo comunicação em geral, receber e atender pessoas e, com este curso, aprendi muito mais do que esperava, situações que eu nem imaginava. As minhas professoras foram excelentes, assim como as amizades que pretendo levar para a vida. Agradeço muito ao Senac e à Suzano, por nos proporcionar essa experiência", acrescenta.
Para William Miguel dos Santos, de 34 anos, o curso de manutenção de ar-condicionado ministrado pelo Senai está auxiliando na melhoria de técnicas que ele não conhecia na prática diária. "Quando vi o anúncio, me interessei por ser algo com o que eu já estava trabalhando. As aulas teóricas me ajudaram bastante em prosseguir com a carreira, fora a certificação que é bem aceita por várias empresas e pode ser a porta de entrada para um emprego. O trabalho de mecânica e refrigeração não era meu forte, eu trabalhava mais com a parte elétrica. Agora estou procurando novos cursos para continuar me especializando. Já estou aplicando esse aprendizado no dia a dia, já fiz o cartão de visitas e já estou atendendo", relata.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.
Fonte: Performa Comunicação