A cada 3h, uma pessoa sofre acidente com escorpião em MS

Ao todo, foram registados 3.205 ferroadas por escorpiões em todo o estado, sendo que a Capital liderou entre os registros.

Por Lidiane Antunes em 26/01/2023 às 17:33:26

Civitox em 2022 registrou 3.205 ataques de escorpião em todo o estado de MS (FOTO: Divulgação SES)

Oito casos de ataques de escorpiões foram registrados por dia no ano de 2022, em Mato Grosso do Sul. Uma média de um acidente a cada 3 horas. Os dados são do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), setor da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que ainda apontou 3.205 ataques durante todo o ano passado no estado.

O maior número de ataques está concentrado em Campo Grande, que registrou 1.101 ferroadas por escorpiões, liderando a lista com municípios de maior incidência.

Picadas de escorpião

Os escorpiões possuem bolsas de veneno e um ferrão. Embora existam inúmeras espécies desses animais, nem todas possuem um veneno tóxico.

Os sintomas mais comuns são dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas e inflamação no local. Em quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.

Já nos casos graves, mais frequentes em crianças, o vômito pode ser abundante, assim como o suor. Outros sintomas incluem agitação, apresentar movimentos descoordenados, dificuldade para caminhar, sonolência, confusão mental, tremores e espasmos.

Evitar os casos

Segundo o Civitox, para evitar que apareça escorpião em casa é necessário realizar uma série de medidas, como: manter os terrenos limpos, retirar entulhos, deixar o ambiente sempre limpo, livre de insetos e ratos e evitar o acúmulo do lixo doméstico e material de construção.

"Recomendamos também fechar os ralos, colocar o veda porta e telas nas janelas, ter cuidado com a caixa de brinquedo das crianças e verificar calçados, roupas e toalhas antes de usar", explica Maria Lúcia Ferreira, funcionária do Civitox.

Em caso de acidentes é recomendável lavar o local com água e sabão e ir para a unidade de saúde mais próxima.

Em caso de dúvidas, os moradores podem falar com Civitox pelos telefones: 0800-722-6001 e 150.

Fonte: Primeira Página

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind