Iniciativa da Suzano incentiva a produção de mel para geração de trabalho e renda em Ribas do Rio Pardo (MS)

Um dos carros-chefes das iniciativas da empresa voltadas ao desenvolvimento social local, o Programa Colmeias beneficia 47 famílias que integram a Cooperativa Agrícola Mista de Ribas do Rio Pardo (Coopardo).

Por Performa Comunicação em 30/01/2023 às 17:01:03

Divulgação

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, deu início à implantação do Programa Colmeias na região de Ribas do Rio Pardo (MS), onde está em construção a nova fábrica da empresa. Realizada em parceria com a Cooperativa Agrícola Mista de Ribas do Rio Pardo (Coopardo) e a empresa TTG Brasil Investimentos Florestais, a iniciativa visa promover a geração de trabalho e renda por meio do fortalecimento da apicultura e já beneficia 47 famílias de apicultores do município e região.

Já em andamento em Mato Grosso do Sul, na região de Três Lagoas, o Programa Colmeias é um dos carros-chefes das iniciativas da empresa voltadas ao desenvolvimento social, fomentando a geração de trabalho e renda ao incentivar a apicultora entre agricultores(as) familiares como forma de diversificação da produção no campo. O programa garante o acesso à flora apícola (florada do eucalipto) e promove investimentos em infraestrutura, equipamentos e insumos necessários à prática direcionados aos apicultores participantes de associações e cooperativas.

Para isso, as famílias que integram a ação recebem apoio, por meio de uma assistência técnica especializada contratada pela Suzano, visando qualificar os(as) participantes sobre temas que vão desde o manejo sustentável das abelhas e produção e produtividade até comercialização e gestão da cooperativa. As orientações são destinadas tanto àqueles que estão ingressando na produção de mel quanto aos que querem aumentar a produção.

"A ampliação do Colmeias para a região de Ribas do Rio Pardo vem ao encontro de duas metas de longo prazo da companhia, a de conservação da biodiversidade e a de redução das desigualdades sociais. Em uma única iniciativa, estamos colaborando para a preservação do meio ambiente, por meio da proteção das abelhas, e gerando trabalho e renda no campo. Por isso, este programa é tão importante para a companhia. Temos diversos casos em que a agricultura familiar foi transformada por meio da iniciativa e esperamos que o mesmo ocorra com Ribas do Rio Pardo, que já começa com indicadores surpreendentes: são quase 50 famílias participantes no início do programa, número que deve crescer ainda mais nos próximos meses", afirma Israel Batista Gabriel, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Adicionalmente à consultoria, no início de janeiro de 2023, foi realizada a entrega de cerca de 500 caixas – colmeias – para o fortalecimento da atividade, que corresponde a cerca de 10 colmeias por apicultor(a). Além disso, a empresa já disponibilizou 18 propriedades próprias para que os apicultores se aproveitem do espaço para a produção de mel, aproveitando a florada do eucalipto. Só em Ribas do Rio Pardo são 70 mil hectares de plantações de eucalipto abertas ao Colmeias.

Para Daiane de Oliveira, presidente da Coopardo, a Suzano está mudando a história da apicultura em Ribas do Rio Pardo. "Nós, da cooperativa, só temos a agradecer a parceria. Ela tem grande significado para nós. A floresta da Suzano veio como a salvação para a apicultura, além de que, a empresa trouxe aos apicultores a possibilidade de crescimento", ressalta.

Transformação que já começou a ser sentida por Eliene Cardoso Limonge. Moradora do assentamento Avaré há cinco anos, ela é uma das poucas mulheres a apostarem na agricultura familiar e, agora, também integra o Programa Colmeias. "Aprendi junto com a Suzano as questões de Sistema Agroflorestal e hoje não me vejo fazendo outra coisa a não ser agricultura familiar. A presidente da cooperativa foi a minha inspiração e hoje quero incentivar mais mulheres a participarem do programa. Estou me sentindo realizada", disse.

Assim como Eliene, Erivaldo do Carmo, conhecido como Baiano também está descobrindo a apicultura por meio da iniciativa. Morador do Assentamento Avaré há 13 anos, o agricultor acredita que essa é uma grande oportunidade de crescimento profissional. "Estou muito feliz com essa oportunidade. Não sei nada sobre apicultura, mas tenho muita vontade de aprender e não vou desperdiçá-la", conta.

Autonomia e redução de custos

Com a Coopardo sendo a única cooperativa parceira do programa em Ribas do Rio Pardo, a Suzano já se comprometeu com a construção de uma marcenaria própria para os apicultores para que eles possam construir suas próprias colmeias. A ação visa aumentar a autonomia da cooperativa e reduzir custos aos apicultores com a atividade. Atualmente, uma caixa utilizada para colmeia custa em torno de R$ 400.

"A Suzano tem um direcionador que diz que algo só é bom para nós se for bom para o mundo, e a disponibilidade de um local em que os cooperados terão acesso a caixa de colmeias para a apicultura pela metade do preço dá uma vantagem para aqueles que estão iniciando na atividade. Isso facilita a expansão das atividades, gerando mais confiabilidade no processo e acelerando a independência de cada apicultor", completa Israel.

Programa Colmeias em MS

Em Mato Grosso do Sul, o Programa Colmeias já atende a sete associações e duas cooperativas da região leste. Com cerca de 190 apicultores participantes do projeto e 5,4 mil colmeias produtivas, que têm acesso a um pasto apícola de 150 mil hectares de florestas plantadas da Suzano para a produção do mel.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Fonte: Performa Comunicação

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind