Prefeitura lança aplicativo Ribas Digital com todos os detalhes da gestão

Toda a população poderá acompanhar tudo em tempo real apenas por meio de um smartphone

Por Equipe Funcional de Comunicação Municipal em 16/03/2023 às 16:18:20

Raul Sérgio Nunes de Souza, diretor de Gestão de TI, com o aplicativo Ribas Digital

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo lançou, nesta semana de comemorações dos 79 anos da cidade, um aplicativo que vai permitir a toda a população ter acesso a tudo o que acontece na cidade em tempo real e, ainda, sugerir ações para o poder público da cidade. Trata-se do Ribas Digital, que é um aplicativo do tipo "cidade inteligente" com a finalidade de tornar o cidadão protagonista – tudo via celular.

Para o prefeito João Alfredo Danieze, idealizador desta implementação, com a popularização dos smartphones junto a uma conexão ilimitada e em qualquer lugar, Ribas do Rio Pardo chegou a um momento onde se torna necessário ter mais informação – via internet – na palma da mão. "Estamos atentos a esta questão urgente e queremos facilitar o fluxo de comunicação com a população em todas as áreas de atuação da prefeitura", observou João Alfredo Danieze.

A partir desta nova premissa, o prefeito João Alfredo Danieze acionou o setor de Tecnologia da Informação (TI) para que se iniciasse o desenvolvimento do aplicativo. "Com o aplicativo Ribas Digital, o cidadão tornar-se-á o principal protagonista e o maior formador de opinião na sociedade. E por que não ter uma prefeitura que utilize essa tecnologia e essa facilidade de acesso e conectar o cidadão à gestão pública? É isso que estamos implementando. Um novo tempo chegou", frisou o prefeito.

Para o diretor de gestão de TI da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, Raul Sérgio Nunes de Souza, uma prefeitura conectada com toda a população não é só um modismo, é uma necessidade. "Como gestores públicos, podemos utilizar isso para saber como a população avalia os serviços municipais", informou Raul Nunes. Por meio do aplicativo Ribas Digital e com a participação da população, o gestor será capaz de dizer quantos cadeirantes existem em determinado bairro, quantos hospitais ou postos de saúde possuem agenda disponível, qual a média de espera para uma consulta médica, quais as dificuldades de acesso a serviços das escolas, qual é o lazer preferido dos habitantes em cada bairro, qual a opinião da população em relação às atividades da gestão do município, quais os problemas de acessibilidade nos locais turísticos da cidade, e muito mais.

De acordo com Raul Nunes, com o auxílio da população – utilizando-se do aplicativo -, será possível saber onde focar os esforços. "Justamente por isso, desenvolvemos o aplicativo Ribas Digital, que conecta o cidadão com os principais serviços públicos oferecidos em nossa cidade. Ele permite desde encontrar o local de lazer ideal para levar a sua família, como praças, parques, cinemas, até realizar o agendamento de uma consulta médica no sistema de saúde. Tudo isso de forma rápida, eficiente. E mais: o cidadão pode avaliar o serviço ou o local que visitou e a informação fica disponível para gestão", detalhou Raul Sérgio Nunes de Souza.

O aplicativo permite uma infinidade de acessos à população, como, por exemplo, informar ocorrências de acidentes, buracos, vias interditadas, entre outros. Encontrar escolas, Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e outros centros educacionais, participar da tomada de decisão do Município respondendo enquetes. O aplicativo centraliza todos os serviços oferecidos à população em um só lugar e envolve os cidadãos nas ações e principais desafios da gestão. Nos próximos 30 dias, o aplicativo estará em fase de testes, mas já está disponível para toda a população.

Com o Ribas Digital, a cidade terá gestão tecnológica e a população vai participar ativamente do crescimento socioeconômico. O melhor é que todas essas informações são organizadas em um painel de controle onde o gestor tem acesso a todos os relatórios do aplicativo, que traz uma visão completa e em tempo real de como o cidadão se relaciona com o Município. "O aplicativo Ribas Digital é uma poderosa ferramenta nas mãos das pessoas para que elas participem, juntamente com a gestão pública, do desenvolvimento e crescimento da cidade, tornando Ribas do Rio Pardo cada vez melhor para você e sua família", avaliou Raul Sérgio Nunes de Souza.

Para baixar o aplicativo Ribas Digital na versão Android, clique AQUI.

Para baixar o aplicativo Ribas Digital na versão IOS, clique AQUI.

Fonte: Equipe Funcional de Comunicação Municipal

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind