A memória do médico José Maria Marques Domingues - o doutor Zé Maria, como era carinhosamente chamado - foi relembrada e difundida durante as comemorações dos 79 anos de emancipação política de Ribas do Rio Pardo. Herói da cidade, ele recebeu – como homenagem – um busto na entrada hospital, que deixou de se chamar "19 de Março" e passou a levar o seu nome.
O prefeito João Alfredo Danieze destacou que o Doutor Zé Maria dedicou sua vida ao hospital e quando morreu – no dia 6 de maio de 2021, em decorrência da Covid-19 – já tinha tratado e salvado a vida de muitos pacientes com este vírus. "O doutor Zé Maria é um herói. Foi um grande homem e tornou-se um patrimônio para a nossa cidade, por todos os seus serviços prestados e, principalmente, pelo grande homem honrado que foi", disse João Alfredo Danieze. O secretário municipal de Saúde, Marcos André de Melo, participou da cerimônia de homenagem e frisou que a energia do Doutor Zé Maria era tranquilizadora. "Ele sempre nos fará falta", disse.
O presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, vereador Luiz do Sindicato, fez questão de ressaltar que até o último dia de trabalho do médico, antes de se internar no dia 19 de abril de 2021, ele salvou vidas. "Honrar a sua memória é o mínimo que podemos fazer", acrescentou. A instalação do busto do doutor José Maria Marques Domingues, na entrada do hospital, contou com a participação de sua filha, a fisioterapeuta Caroline Bergo Domingues, que agradeceu a todos. "A maior parte da vida de meu pai foi no hospital", lembrou. Pela Câmara Municipal, a inauguração do busto contou com a participação dos vereadores Pastor Isac e Anderson Arry.
A mudança de nome – que antes era 19 de março e agora se chama Hospital Municipal José Maria Marques Domingues – aconteceu após o envio de um Projeto de Lei do prefeito João Alfredo Danieze à Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. Após a aprovação, transformando-se na Lei nº 1.252, de 31 de março de 2022, mudança de nome foi oficializada. O doutor Zé Maria salvou vidas durante quase 50 anos.
Fonte: Equipe Funcional de Comunicação Municipal