O Sebrae/MS, em parceria com a Suzano, por meio do Programa Semear, voltado ao desenvolvimento e capacitação de micro e pequenos fornecedores, com o apoio da Prefeitura Municipal e Governo do Estado, realizou nesta quinta-feira (23), em Ribas do Rio Pardo, uma rodada de negócios para empreendedores locais.
A intenção é proporcionar às pequenas empresas a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços a outros empresários, fomentando as trocas comerciais com reflexos positivos na economia local.
O evento, que contou com cerca de 70 empresas dos municípios integrantes do programa Semear, movimentou cerca de R$ 15 milhões em negócios.
Empreendedores apresentaram seus produtos à diversas empresas da região Para o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o objetivo do evento é proporcionar um ambiente propenso ao firmamento de negócios e estabelecimento de vínculo entre os empresários presentes.
"Mais uma rodada de negócios onde pretendemos "sentar" na mesa com produtores e vendedores para fomentar o mercado local. Simultaneamente, estamos implementando aqui a ESG, que é uma consultoria ambiental, social e de governança exigida de empreendimentos que fornecem produtos e serviços para uma grande empresa. A intenção é de que os empresários formem sua rede de contatos e apresentem aquilo que eles têm a oferecer para o mercado", pontuou o diretor.
À direita Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae/MS, e à esquerda Ângelo Tulli, coordenador de suprimentos da Suzano De modo geral, a ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de modo a construir um mundo mais responsável e de manter os melhores processos de administração.
No mesmo sentido, visando a capacitação dos empresários, o coordenador de suprimentos da Suzano, Ângelo Tulli, afirmou que, junto ao Sebrae/MS, a empresa está oferecendo cerca de sete mil horas em capacitação para 150 empresas dos municípios que integram o programa Semear.
"Nossa expectativa é de que tenhamos o desenvolvimento, a profissionalização das empresas com o passar dos anos, para atender não somente a Suzano, no estado de Mato Grosso do Sul, mas outras empresas por todo o Brasil. Os analistas de negócios da Suzano, vão identificar, dentro do portfólio apresentado aqui, oportunidades de negócios que podem ser aplicadas agora ou no decorrer da rotina de operação da empresa, já que estamos fincando raízes de operação a longo prazo", finalizou o coordenador.
Empreendedores aprovam
A proprietária da Lavanderia Rio Pardo, Luciana Vilhalba, aproveitou o momento para adquirir conhecimento e aumentar sua rede de parceiros.
"É uma outra realidade esse momento em que estamos vivendo. Hoje eu vim com a expectativa de realizar networking, trocar experiências, conhecer pessoas e realidades diferentes, de outras empresas, além de vender o meu produto", comentou Luciana.
Para o dono da Embala Ribas, Levino Nogueira, a ação fortalece o mercado e valoriza os produtos locais. "A rodada de negócios é de grande importância, porque às vezes você está com dificuldade de atender alguma empresa e esse evento te leva até os empresários para mostrarmos nosso negócio e produtos, em um momento de grande valia", salientou Levino.
Programa Semear
O Programa Semear – Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores para empresários do município e região foi lançado em julho do ano passado com o intuito de capacitar gratuitamente mais de 160 micro e pequenas empresas de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.
O programa é resultado de uma parceria entre Sebrae/MS e Suzano, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
O objetivo é que os empreendedores possam se qualificar para fornecer bens e serviços a grandes empresas instaladas na região, a exemplo da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos por meio do cultivo de eucalipto.
Mais informações sobre os programas executados pelo Sebrae/MS, assim como capacitações e demais serviços, entre em contato por meio do telefone 0800 570 0800 ou acesse a página oficial na internet.
Fonte: Jornal Dia a Dia