Com apoio da Suzano, 87 famílias de Ribas do Rio Pardo (MS) implementam Sistema Agroflorestal

Desde setembro de 2022, 45 famílias produtoras dos assentamentos Mutum e Avaré já adotam o sistema e, com a ampliação do projeto para o assentamento Melodia, outras 42 famílias estão sendo beneficiadas.

Por Performa Comunicação em 30/03/2023 às 10:07:19

Divulgação

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está oferecendo assistência técnica especializada a 87 famílias da zona rural de Ribas do Rio Pardo (MS) para implantar e aprimorar o Sistema Agroflorestal (SAF). Desde setembro de 2022, 45 famílias produtoras dos assentamentos Mutum e Avaré já adotam o sistema para comercializar parte de seus produtos em feiras e para restaurantes da região, além de fornecerem alimentos para a merenda escolar do município. Com a ampliação do projeto para o assentamento Melodia, outras 42 famílias passaram a ser beneficiadas.

A ação é adotada num espaço de 300 m² para cada família e, em cada lote, são plantadas culturas de ciclo rápido, médio e longo, como alface, rúcula, mandioca, banana e árvores frutíferas, por exemplo, que ocupam estratos diferentes e imitam, em menor escala, o que uma floresta nativa faz. Ao estimular a adoção desse sistema por famílias com aptidão agrícola na região, oferecendo todo o suporte técnico necessário, a Suzano busca contribuir para que elas possam contar com a produção agrícola durante todo ano e comercializar seus produtos no mercado local.

"A Suzano tem como meta retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030 em suas áreas de atuação. A implantação de sistemas de produção de alimentos orgânicos e ecologicamente corretos, e que geram renda para as comunidades, é uma das iniciativas que ajudam a concretizar essa meta. Dessa forma, se o preço do pimentão estiver ruim, as famílias podem comercializar hortaliças; se a banana não estiver dando frutos, o abacate pode ser uma alternativa para compensar. Cada lote pode chegar a produzir até 40 tipos de alimentos diferentes", explica Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Para assegurar a disponibilização de alimentos de qualidade, o primeiro plantio é feito com apoio das equipes de assistência técnica contratadas pela Suzano num sistema de aulas práticas, nas quais é ensinada a utilização correta de insumos agrícolas, feita a correção da acidez do solo e o preparo com a aplicação de fertilizantes. Após essa qualificação, os produtores se unem em sistema de mutirão e aplicam o aprendizado nos demais lotes, compartilhando as técnicas de cultivo e a aproximação social.

"A vantagem desse sistema em relação a uma monocultura é que, em até 40 dias, as famílias já têm produção para atender à demanda de estabelecimentos comerciais das cidades mais próximas ou para consumo próprio. Com esse apoio técnico, estamos colocando em prática um dos nossos direcionadores que é "gerar e compartilha valor" com a comunidade por meio do desenvolvimento de atividade agrícola próspera e sustentável", complementa Israel.

Nova realidade

Um dos agricultores beneficiados pela iniciativa é Sebastião Landim, presidente da Associação Amigos em Ação, dos assentamentos Avaré e Mutum. Ele destaca que muitas famílias estão se unindo para plantar nos lotes de cada um e garantir a adesão ao modelo. "O sistema agroflorestal foi muito bem aceito na comunidade e já está proporcionando excelentes resultados. Esse tipo de produção é algo totalmente diferente de tudo que já vimos, mas a nossa adaptação a ela tem sido impressionante. Antes era tudo muito tradicional, a produção era feita como os nossos antepassados faziam, utilizando muito agrotóxico e muita química. Hoje trabalhamos com alimentos agroecológicos", revela.


Rosângela Fátima de Souza e o esposo Antônio Paulino dos Santos também estão muito animados com a produção e contam que o apoio recebido da Suzano tem trazido muitos resultados. "Desde que os técnicos chegaram, eles proporcionaram muitos aprendizados e mudanças em nossa forma de produzir. Já estamos fazendo doces de goiaba e de mamão, colhemos cachos de banana e ainda há muito mais frutos nos pés para colher. Antes desse sistema não tínhamos essa possibilidade e agora temos a certeza de que vamos tirar muito sustento daqui", afirma Rosângela.



Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Fonte: Performa Comunicação

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind