Suzano em Ribas vai gerar energia para abastecer cidade com 2,3 milhões de habitantes

Quando entrar em operação, a nova fábrica vai exportar energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,3 milhões de habitantes durante um mês.

Por Performa Comunicação em 06/04/2023 às 10:43:43

Divulgação

O caminho da energia: das caldeiras às residências: Se você atravessar a área urbana de Ribas do Rio Pardo de norte a sul por cinco vezes, vai percorrer 21 quilômetros. Essa é exatamente a extensão da linha de transmissão que a Suzano está construindo para levar energia elétrica de sua nova fábrica até uma grande Subestação de Seccionamento que também está em construção na zona rural do município.

Essa estação será responsável por receber a energia excedente da fábrica – produzida nas caldeiras de Recuperação e Força e que será vendida ao grid nacional – e transferi-la para a rede elétrica comum. Quando entrar em operação, a nova fábrica vai exportar energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,3 milhões de habitantes durante um mês.

Spock, o comando é seu!

A nova fábrica da Suzano será inteiramente controlada a partir de uma sala de comando ultramoderna e tecnológica chamada de Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD), de onde operadores poderão "enxergar" e "atuar" em todos os equipamentos e processos da fabricação de celulose.

A sala é tão avançada e autonomizada que até lembra a "ponte de controle" da USS Enterprise, a famosa nave espacial da série de ficção Star Trek. De dentro dela, os "Kirks" e "Spocks" da Suzano podem tomar decisões e ações imediatas em qualquer cenário operacional.

Para assumir a missão os "comandantes" já estão sendo treinados pelo OTS, o Sistema de Treinamento Operacional, um simulador extremamente fiel aos processos industriais.

Você sabia?

O forwarder é um implemento agrícola fundamental na colheita de eucalipto, que serve para carregar a madeira colhida nos caminhões que transportam a matéria-prima até a fábrica de celulose. Cada uma dessas máquinas que a Suzano utiliza em suas operações florestais pesa cerca de 20 toneladas.


Além do enorme braço mecânico, ele conta com um cesto reforçado de 7,2 metros quadrados de área com capacidade para carregar 20 toneladas de madeira de cada vez. Isso é o mesmo que transportar 11 hipopótamos machos adultos, que podem chegar a 1,8 tonelada na fase adulta.


Fonte: Performa Comunicação

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind