Prefeitura e Sebrae renovam parceria do Programa Cidade Empreendedora até 2024

Por DiarioMS em 08/04/2023 às 11:36:18

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS) anunciaram – nesta quarta-feira (5), em uma cerimônia no Centro Social Brasil Criança Cidadã – a renovação da parceria do Programa Cidade Empreendedora. Agora, a parceria que gerou compras de R$ 19,3 milhões da prefeitura junto às empresas locais terá validade até dezembro de 2024.

Essa renovação vai permitir o fortalecimento da cadeia produtiva, o apoio ao comércio local e à agricultura familiar, a desburocratização e melhoria dos processos municipais, além do incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas e promoção de uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora em Ribas do Rio Pardo, executado em 2021 e 2022 em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.

O prefeito João Alfredo Danieze informou que a nova a nova adesão se deu pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado. Na avaliação do prefeito, o programa teve um impacto muito positivo na economia do município, auxiliando a cidade a se preparar para o grande investimento feito pela Suzano na construção de uma nova fábrica de celulose na região. "A parceria com o Sebrae custou R$ 300 mil, mas trouxe milhões em oportunidades de negócios. Queremos estar juntos para mais conquistas", disse João Alfredo.

Em discurso, o prefeito disse, ainda, que Ribas do Rio Pardo vive um momento promissor diante da chegada deste megaempreendimento e o Sebrae construiu um mapa de oportunidades que ajudou a qualificar os pequenos negócios para que pudessem se tornar fornecedores. "Com a chegada do programa na cidade, percebemos uma maior adesão dos pequenos e microempresários nesse processo de alcançar novos mercados. Tanto que hoje, grande parte das compras da prefeitura são feitas no comércio local, fruto dessa preparação do Sebrae junto aos empreendedores", destacou o prefeito.

Ribas do Rio Pardo aderiu ao programa Cidade Empreendedora em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 45 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi "Cidade de Negócios" com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

Para a gerente regional do Sebrae/MS, Josi Signori, a partir de agora será um momento de ser mais ousado. Ela explicou que serão ampliadas as parcerias com todo o Sistema S, com ênfase no Senai, Senac, Senar, Sest, Sesi, Sescv e Sescoop. "Aqui em Ribas tivemos 250 jovens empreendedores capacitados, 63 professores e 73 servidores. Tivemos atendimentos a 808 Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJ), 3.420 Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs e 98 ações específicas", detalhou Josi Signori.

O secretário municipal de Empreendedorismo, Lucien Rezende aprovou a renovação do programa Cidade Empreendedora. "Tivemos um ciclo produtivo muito bom e acredito que agora será ainda melhor porque as primeiras ações sempre mais complexas. As ações estão mais popularizadas e o interesse dos empresários acompanham esta tendência. Um desses empresários é Onofre Cabrera Gauto. Ele agora é um case de sucesso, sua empresa – Hidro Works – vende para toda a cidade de Ribas do Rio Pardo e também para a Suzano. "O Sebrae me fez ver um antes e um depois do ponto de vista empresarial. Sem dúvida, a parceria com o Sebrae/MS foi um diferencial importante", revelou Onofre Gauto.

Fonte: DiarioMS

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind