A Suzano, maior produtora de celulose do mundo de eucalipto do mundo e a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) firmaram uma parceria com o objetivo de expandir projetos de geração de trabalho e renda em Ribas do Rio Pardo (MS).
Em acordo, a empresa e a entidade assinaram um termo de cooperação, onde se comprometeram a expandir iniciativas de capacitação, especialização e transmissão de conhecimentos para famílias com aptidão agrícola nas proximidades da construção da nova fábrica da companhia no município.
Com a parceria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) disponibilizará técnicos agrícolas para atender novas comunidades da região, tornando mais acessível a adesão aos projetos de geração de trabalho e renda em execução pela Suzano. As iniciativas já contribuíram com a qualificação de 87 famílias nos assentamentos Mutum, Avaré e Melodia.
"Essa sinergia de ações possibilitará que as famílias tenham condições de gerar renda e ampliar negócios usando técnicas agrícolas mais eficientes e sustentáveis. Essa iniciativa contribui com o compromisso da empresa de retirar mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza nas áreas em que atua até 2030", afirma Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.
Para Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul, parcerias como essa firmada com a Suzano são muito importantes para ampliar a abrangência da atuação do Senar no Mato Grosso do Sul. "Assim, além da capacitação de mão de obra que oferecemos ao setor florestal, também levamos assistência técnica às comunidades rurais da região de abrangência do empreendimento da Suzano. Trata-se de um grande avanço para a nossa atuação nessa cadeia produtiva tão importante para o estado e que vem crescendo a cada ano", acrescentou.
"Um dos projetos que serão ampliados, por exemplo, é Sistema Agroflorestal (SAF), método que permite às famílias cultivarem diversos alimentos no mesmo espaço, diversificando a produção e desenvolvendo uma atividade mais rentável e menos dependente de uma só colheita. Também serão desenvolvidos projetos como o Reserva Alimentar, que já contempla 87 famílias para a formação de bancos de alimentos para que os animais não sofram em períodos de estiagem", complementou Batista.
Dentre outras inciativas ainda incluem atendimento veterinário de qualidade, melhoramento genético e sanitário para adequação à prática comercial em linha com especificações do Ministério da Agricultura e Pecuária. Além de ofertar capacitação em gestão de negócios no campo, com oficinas de diversificação de canais de comercialização e implantação de projetos de apicultura no território.
FORTALECIMENTO DE ASSOCIAÇÕES
Em paralelo à qualificação e profissionalização de agricultores familiares, o acordo também abrange o compromisso de fortalecer associações de agricultores familiares. A Suzano fornecerá apoio para elaboração de regimento interno para adequar a condução das atividades e a relação entre os associados.
A iniciativa inclui ainda facilitação do acesso a diversos canais de comercialização, como a feira agrícola de Água Clara e adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Além disso, as famílias terão acesso a diversos cursos, oficinas e apoio gerencial no campo. "O Senar fornece uma grande variedade de cursos e é o principal formador de mão de obra no campo. As famílias poderão aprimorar a gestão, a qualidade dos produtos, a diversificação da produção e incrementar o valor agregado dos alimentos cultivados. Na Suzano, acreditamos que "só é bom para nós se for bom para o mundo" e, por isso, essa aliança faz total sentido para que possamos expandir nossos projetos de geração de renda e emprego na área rural do entorno da nossa nova fábrica", relatou Batista.
Fonte: Portal Celulose