Cidade Empreendedora: 26 municípios oficializam parceria com o Sebrae para execução do programa

Com novas adesões e renovações de contrato, amplia-se o número de cidades contempladas para 37, o que representa 47% dos municípios de MS

Por Sebrae em 12/05/2023 às 10:02:59

Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (11), em uma cerimônia realizada na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, a instituição oficializou a parceria para a execução do programa Cidade Empreendedora em 26 municípios de Mato Grosso do Sul. O número abrange as cidades participantes de um novo ciclo da iniciativa, o 2023/2024, e também, o formato "Expansão", que oferece um novo pacote de soluções para municípios que já foram acompanhados no ciclo 2021/2022, e entram em uma nova fase de trabalho focada em uma agenda estratégica, por mais um período, até o ano que vem.

Com o propósito de promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é o principal programa do Sebrae/MS e oferece para os municípios participantes ações voltadas ao fomento de geração de emprego, renda e oportunidades de negócios. As novas adesões, juntamente à renovação da parceria por outras administrações municipais, no formato "Expansão", representam um aumento no número de cidades contempladas. No total, são 37 municípios que integram a iniciativa, o que representa 47% das cidades do Estado.

De acordo com o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, a atuação do Sebrae juntamente aos municípios está alinhada à estratégia de desenvolvimento do Governo por ter um impacto importante na melhoria do contexto econômico do Estado. "Esse programa traz qualificação e transforma o município em um ambiente favorável ao negócio e ao empreendedorismo, o que promove a geração de emprego, renda e investimento, que é o que nós estamos buscando aprimorar em Mato Grosso do Sul, cada vez mais", pontuou o vice-governador.

Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS; José Carlos Barbosa, vice-governador de MS;
Marcelo Bertoni, presidente do CDE do Sebrae/MS e do Sistema Famasul;
e Fabrício Mingati, presidente da ASMMP estiveram presentes na cerimônia de assinatura.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o trabalho desenvolvido pelo Cidade Empreendedora é capaz de promover mudanças positivas para os municípios que aderem à iniciativa, impactando principalmente na vida de quem empreende.

"O programa chega na cidade e identifica quais são as oportunidades e áreas de atuação, de modo que possa atender às necessidades e melhorar a realidade das pessoas. Essa transformação é evidenciada quando a gente percebe o avanço das pequenas empresas, incluindo os pequenos produtores rurais que recebem consultoria para que possam fornecer alimentos para a merenda escolar. Os municípios que já participaram sabem disso, por isso renovam a parceria, e essas novas cidades certamente vão experimentar todos os benefícios que o programa traz para os cidadãos", destacou.

Cerimônia de Assinatura de Contratos do programa Cidade Empreendedora foi realizada na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande.

Com a adesão, tanto as cidades do ciclo 2023/2024, quanto os municípios pertencentes ao ciclo Expansão, recebem acompanhamento do Sebrae/MS a partir deste ano, até 2023. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o trabalho executado é referência nacional no Sistema Sebrae e são oferecidas aos municípios ferramentas para promoção do desenvolvimento.

"Em 2021, posicionamos o Cidade Empreendedora como o principal programa do Sebrae e hoje temos uma estratégia robusta, consolidada e validada pelos os municípios que já atendemos. A principal prova disso é o que acontece hoje, 19 cidades renovam a parceria conosco para uma nova fase de trabalho com soluções diferenciadas. Criamos o ciclo "Expansão" para que seja possível alcançar resultados ainda maiores. Vamos trabalhar em conjunto com as prefeituras municipais e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que a gente possa incluir os pequenos negócios locais no processo de desenvolvimento e transformar a realidade dos municípios", expôs Mendonça.

Durante o evento, a formalização da parceria ocorreu por meio de uma cerimônia de assinatura de contratos com prefeitos e representantes das prefeituras municipais. Compõem o ciclo 2023/2024 os municípios de Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste.

Já no ciclo Expansão, as cidades parceiras são: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

Também estiveram presentes na cerimônia, o promotor de justiça Fabrício Mingati, presidente da Associação Sul-mato-grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), e os conselheiros do Sebrae/MS, Adeilton Feliciano do Prado (Fecomércio), Ademar Silva Junior (Semadesc), Alfredo Zamlutti (Faems), Ederson Negri (Caixa Econômica Federal), Fernando Martins (AMEMS), Marcelo Turine (UFMS), Marcio de Araújo Pereira (Fundect), Nilson Aparecido dos Santos (Faems), Omar Vasconcelos (Banco do Brasil), Ricardo Senna (Fundect) e Zigomar Burille (Sistema Fiems).

Cidade Empreendedora em MS

Além das 26 cidades que oficializaram a parceria com o Sebrae/MS durante o evento, outros 11 municípios já são atendidos pela instituição no programa, compondo o ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. Com as novas adesões, juntamente à renovação da parceria pelas outras administrações municipais, no formato "Expansão", o número aumenta para 37 cidades contempladas, o que representa 47% dos municípios do Estado.

O programa incentiva o desenvolvimento dos municípios a partir da implementação de etapas de trabalho como a criação de um plano de desenvolvimento econômico para a cidade; a desburocratização de processos para a abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção da cultura empreendedora e inovação; melhoria da Sala do Empreendedor e o estímulo ao desenvolvimento empresarial junto com a formação de lideranças que priorizem uma gestão pública empreendedora.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.


Fonte: Sebrae

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind