Moradores da Fazenda Modelo II, localizada a 116 km da zona urbana do Município, juntos com outras propriedades rurais da região encaminharam – à Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, nesta segunda-feira (15) – um abaixo-assinado contendo 136 assinaturas com objetivo de abrir uma seção eleitoral no local. Ao receber este pedido, a Prefeitura encaminhou a documentação ao Juiz Eleitoral da 32ª Seção Eleitoral da Ribas do Rio Pardo, Thiago Notari Bertoncello, que vai avaliar a solicitação.
Localizada na zona rural de Ribas do Rio Pardo, moradores da Fazenda Modelo II e de propriedades próximas relataram – no abaixo-assinado – as dificuldades de deslocamento no período eleitoral, devido à grande distância de 232 km juntando as viagens de ida e volta, totalizando seis horas de percurso. Hoje, a Fazenda Modelo II já dispõe de estrutura contendo internet, além de salas de aulas de nível de excelência, dentro dos padrões estabelecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os moradores da região esperam uma visita do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) para fazer uma vistoria no padrão de equipamentos que a propriedade rural dispõe, para que uma Seção Eleitoral seja instalada.
Na justificativa apresentada à Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, os moradores da Fazenda Modelo II e de uma série de outras fazendas adjacentes ressaltaram que o Munícipio é o terceiro maior do Estado em termos de extensão territorial, com uma área de 17.309 km2, o que equivale a 80% do tamanho do Estado de Sergipe, cuja área total é de 21.910 km2. Sergipe é, em termos de território, o menor Estado do Brasil e detém 75 municípios em seu território. Ribas do Rio Pardo também é quase do tamanho do Estado de Israel, que tem uma área total de 22.145 km2.
A justificativa deste grupo de moradores da zona rural expõe, ainda, que não há - exceto no perímetro urbano – nenhum outro "prédio público" no imenso território de Ribas do Rio Pardo, onde as divisas contidas entre os extremos Norte e Sul totalizam 300 km de distância em linha reta, a exceção nos locais que contêm escolas municipais. Esses espaços públicos são administrados pela Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Escola Polo Mimoso, que engloba 16 extensões de escolas rurais. Nas escolas, professores concursados trabalham e – junto com seus alunos – conseguem se conectar com todo o mundo. Muitos servidores municipais e trabalhadores rurais moram na região nas proximidades da Fazenda Modelo II.
O propósito do pedido, por meio de abaixo-assinado, é garantir que esses trabalhadores possam votar sem ter que perder um dia inteiro de viagem dentro do próprio Município. No Estado do Tocantins, por exemplo, foram criadas sete novas seções eleitorais, sendo cinco em escolas rurais e duas em comunidades indígenas – todas no Município de Miracema. O objetivo foi garantir o direito de voto sem que os eleitores pudessem percorrer grandes distâncias, além de não colocar em risco até a integridade física dos moradores da região longínqua.
A Fazenda Modelo II tornou-se uma referência em todo o Brasil em termos de sustentabilidade. Isso porque, em 2016, foi vencedora do Prêmio Fazenda Sustentável, do Programa Globo Rural. A fazenda compreende uma área total de 7,6 mil hectares e dispõe de plantios soja, milho, feijão e eucalipto, além de um confinamento de cerca de 20 mil cabeças de gado bovino. Na fazenda, há ainda uma escola municipal rural que contempla 69 alunos e já dispõe de acesso à internet, podendo atender a todos os requisitos da Justiça Eleitoral. Próximo à Fazenda Modelo II, há um significativo número de propriedades rurais que estão com o mesmo pedido.
Um total de 70 funcionários trabalham na Fazenda Modelo II e todos eles alegam dificuldades em se deslocar até a cidade nos períodos eleitorais, a cada dois anos – e isso sem contar com os demais trabalhadores de outras fazendas da região. "Há um pleito para exercer o direito de voto no local, principalmente por causa da distância, que ida e volta totaliza 232 km. Na época chuvas, a viagem se torna mais lenta", disse o Prefeito João Alfredo Danieze. Caso o Juiz Eleitoral da 32ª seção eleitoral da Ribas do Rio Pardo, Thiago Notari Bertoncello, defira a solicitação da Prefeitura baseado nos pedidos de quem mora na fazenda ou proximidades, pelo menos 100 famílias serão beneficiadas. Quem mora perto também poderá ir até a fazenda para votar utilizando a rodovia MS-040.
Fonte: Equipe Funcional de Comunicação Municipal