Assistência Social promove caminhada contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

O trajeto se iniciou na avenida Aureliano Moura Brandão, percorreu a avenida Jesuíno Álvares de Barros e foi finalizado no Parque dos Ipês

Por Equipe Funcional de Comunicação Municipal em 19/05/2023 às 10:58:54

Ribas do Rio Pardo amanheceu mais mobilizada nesta quinta-feira (18) com mais uma etapa do Maio Laranja, na Campanha de Enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) promoveu uma caminhada – também chamada de "Marcha de Mobilização" – que contou com centenas de participantes, entre Assistentes Sociais e estudantes.

O trajeto se iniciou na avenida Aureliano Moura Brandão, percorreu a avenida Jesuíno Álvares de Barros e foi finalizado no Parque dos Ipês. Lá, a Secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Arimura, ressaltou que a campanha não deve se restringir apenas a este mês. "Essa atividade de denunciar precisa ser diária. Este ano, já foram registrados 40 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em Ribas do Rio Pardo. Esses números são alarmantes e, por isso, a campanha não vai parar", disse Jaqueline Arimura.

A caminhada também contou com a presença dos representantes do Conselho Tutelar, que é outro braço da Assistência Social que age no enfrentamento a esses abusos. A Coordenadora do Conselho Tutelar, Vanda Velos, reconheceu que a chegada de milhares de trabalhadores para dar sequência ao processo de industrialização em Ribas do Rio Pardo também provocou o aparecimento de problemas sociais. "Sem dúvida, o trabalho aumentou, mas estamos agindo e é importante que essas denúncias sejam feitas", informou Vanda Velos.

O dia 18 de maio é considerado, oficialmente, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o lema "Esquecer é permitir e lembrar é combater", a campanha ganhou as ruas esta semana e também contou com o apoio das vereadoras Rose Pereira e Tânia Ferreira Dias. As duas concordam que a campanha deve ser feita diariamente e que estes crimes não podem ser tolerados, e sim denunciados. A caminhada contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A Primeira-Dama de Ribas do Rio Pardo, Maria José Alves, também participou da caminhada e ressaltou que no dia anterior foram feitas uma série de ações de prevenção na avenida Aureliano Moura Brandão, em forma de blitz e com ações de adesivagem de veículos, panfletagem e fixação de cartazes em áreas estratégias do Município. "A Secretaria de Assistência Social tem feito um trabalho árduo na prevenção deste crime. Essas ações merecem todo o nosso apoio porque somos cidadãs rio-pardenses e não seremos tolerantes com esta prática criminosa", frisou Maria José Alves, que tem sido voz ativa na Assistência Social do Município.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Arimura, complementou informando que a caminhada de 18 de maio tem o objetivo de mobilizar a sociedade rio-pardense e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. De acordo com a Secretária, no Brasil - a cada dia - 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual, seja ela física ou psíquica, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) .

Nos quatro primeiros meses de 2023, foram 9.613 vítimas. Pelo "Disque 100", de janeiro a abril chegaram ao MDHC registros de 17,5 mil violações que envolvem abuso, estupro, exploração sexual, assédio sexual e abuso sexual psíquico. Nos quatro primeiros meses de 2022, foram 6,4 mil denúncias e 10,4 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes. Na comparação comparadas com o mesmo período de 2022, as violações representam um acréscimo de 68%. Os dados mostram também que o lugar onde ocorre o maior número de violações é a casa da vítima ou de familiares, ou da vítima e do suspeito, com mais de 5,9 mil denúncias e 10,7 mil violações.

Fonte: Equipe Funcional de Comunicação Municipal

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind