Ribas tem a 2ª maior geração de empregos na construção civil do País: 2.373 em dois meses

Os números impressionantes são do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), que pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Por Equipe Funcional de Comunicação Municipal em 19/05/2023 às 11:00:49

Uma análise mais minuciosa nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostra um dado animador do dinamismo da economia de Ribas do Rio Pardo. A construção civil gerou, entre janeiro e fevereiro deste ano, um total de 2.373 empregos com carteira assinada.

A grandeza dos números é tanta que Ribas do Rio Pardo tornou-se o segundo maior Município – em todo o Brasil – na geração de empregos na construção civil, perdendo apenas para a capital São Paulo, com 9.611. Isso significa que, no momento, Ribas do Rio Pardo está à frente de outras 25 capitais brasileiras, do Distrito Federal e de outros 5.568 Municípios espalhados por todas as regiões do País.

Quando os números são relacionados ao primeiro trimestre deste ano, os dados do Caged mostram que Ribas do Rio Pardo gerou 2.948 empregos formais com carteira assinada entre janeiro e março, ocupando a primeira posição no ranking de Mato Grosso do Sul. A capital Campo Grande, por exemplo, gerou 2.558 novas oportunidades no mesmo período.

Um detalhe importante é que esses números ainda não incluem o pico de contratações para a construção da fábrica de celulose da Suzano, que aconteceu em abril e deve ser divulgado pelo Caged no início de junho. A Suzano está investindo R$ 19,3 bilhões em uma fábrica que vai produzir três milhões de toneladas de celulose por ano e, ainda nesta década, poderá ter sua capacidade duplicada – como ocorreu em Três Lagoas.

Outro dado importante vem do número de empresas abertas. Isso porque entre 2020 e 2022, essa quantidade - em Ribas do Rio Pardo - dobrou, saltando de 1.400 para 2.800. Uma das provas desta pujança vem do Programa Cidade Empreendedora, que é desenvolvido em um sistema de parceria entre a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS). Por este programa, a Prefeitura comprou R$ 20 milhões em produtos e serviços de empresas locais.

Fonte: Equipe Funcional de Comunicação Municipal

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind