Até o final do ano, toda a população rio-pardense terá sinal de TV digital

Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) até julho de 2022 receberão os equipamentos para fazer a conversão do sinal

Por Equipe Funcional de Comunicação Municipal em 03/08/2023 às 10:44:22

Kit com conversor e antena para sinal de TV digital

O Programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações, está chegando em Ribas do Rio Pardo e até o final deste ano não haverá mais o sinal analógico na cidade. A Secretária adjunta de Assistência Social, Richelli dos Santos Spies, garantiu que as famílias inscritas nos programas sociais – com destaque para o Cadastro Único (CadÚnico) – vão receber os equipamentos necessários para fazer a conversão do sinal de forma gratuita.

Os atendimentos para esta faixa da população serão feitos nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). "Vamos receber esses equipamentos e os inscritos no CadÚnico até julho de 2022 virão até o CRAS para retirá-los depois que fizerem o agendamento no site www.sejadigital.com.br , ou pelo número 0800 000 1620, disse Richelli Spies. Os trabalhos serão feitos pela empresa "Seja Digital", que é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, que foi criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cumprir a missão de implementar duas políticas públicas para os setores de radiodifusão e telecomunicações, para acelerar a adoção do sinal digital de TV e expandir a banda larga móvel pelo Brasil.

De acordo com a empresa "Seja Digital", milhões de pessoas passaram a assistir aos canais abertos de televisão pelo sinal 100% digital, e a cobertura do sinal 4G em 700 MHz foi expandida por todo o país. O Programa Digitaliza Brasil está concluindo o processo de digitalização do sinal de TV no Brasil em 1.650 cidade, beneficiando 23 milhões de habitantes.

Em Ribas do Rio Pardo, Prefeitura indicou um local que foi aprovado pela empresa "Seja Digital" para implantação da infraestrutura da TV Digital. A Prefeitura manifestou interesse e assinou o Termo Jurídico de Adesão. A partir deste local, o sinal digital precisa atender no mínimo 70% da população urbana e pode alcançar um raio de 18km.

A empresa "Seja Digital" vai instalar os equipamentos para transmissão do sinal digital em Ribas do Rio Pardo. Em algumas cidades, a instalação e a ativação do sinal digital serão concluídas durante o período de entrega dos equipamentos, que será agora no segundo semestre. O Termo de Declaração e Entrega será enviado, gradativamente, após a finalização, para assinatura do Prefeito.

Os benefícios do sinal digital são melhoria da imagem, do som, maior interação a enquetes, compras e jogos, além de um maior acesso aos conteúdos educativos. O Ministério das Comunicações - MCOM - está realizando diferentes adesões ao programa, com mudanças tecnológicas no país e para atender a toda população.

Demais programas, como por exemplo, a entrega das parabólicas digitais, são conduzidos por outra instituição, envolvem outros profissionais, têm outro calendário e são acessados através de outros meios de comunicação. Em caso de dúvida em relação aos outros programas, acesse https://www.gov.br/mcom/pt-br

Para fazer a recepção do sinal digital em aparelhos televisores fabricados antes de 2010 será necessário a instalação de um conversor e de uma antena digital. Para as famílias que possuem televisores de tubo ou de tela fina fabricados antes de 2010, cadastradas no CadÚnico até julho de 2022, vão receber antena e conversor digital. A instalação é de responsabilidade do beneficiário.

Quem está no CadÚnico vai receber uma carta e deve entrar em contato com a empresa "Seja Digital". Se não receber a carta, mas for beneficiário do Programa Social do Governo, deve entrar em contato com a empresa "Seja Digital". Por telefone, pode ser pelo número 0800 000 1620. Pelo site, é só acessar www.sejadigital.com.br

Fonte: Equipe Funcional de Comunicação Municipal

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind