Para empreender e começar uma atividade nova do zero, nada melhor do que seguir os passos de quem já fez o caminho e obteve sucesso. Foi pensando nisso que o agricultor familiar Silvio Coelho percorreu 300 quilômetros para conhecer dois casos de sucesso na fruticultura na cidade de Ribas do Rio Pardo, na última semana.
A troca de experiências foi organizada pelo escritório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em Miranda, onde mora o produtor, juntamente com a unidade regional do órgão em Anastácio.
Silvio foi recebido por Delmir Seifer para conhecer o plantio agroecológico de morangos e depois foi até a propriedade de Sergio Luiz conferir como funciona a produção de citros em um pomar de limão taiti.
"O agricultor familiar nos fez esse pedido e nós atendemos. Até o presente momento, ele é apenas olericultor. Cultiva alface, rúcula e agrião em sistema de hidroponia e também planta cheiro-verde, cebolinha, melão e melancia no campo. Ele tem esse desejo e um sonho de apostar nos morangos, mas nunca tinha visitado uma propriedade que o cultivasse. Nós, enquanto extensionistas, pudemos proporcionar a ele esta oportunidade", afirma a engenheira agrônoma Lidiane Vieira da Silva, de Miranda.
Segundo ela, o agricultor familiar teve a oportunidade de ver quais as melhores variedades dentre as três que são plantadas por Delmir, além de tirar dúvidas sobre pragas, doenças, estrutura necessária, irrigação e nutrição mineral.
"Isso facilitou muito, porque até então ele só tinha ouvido falar, lido sobre o assunto em reportagens, mas nunca tinha vivenciado isso. Então como extensionista, me sinto muito orgulhosa de poder permitir isso ao pequeno produtor", completa a engenheira agrônoma.
Ela acompanhou Silvio juntamente com a coordenadora regional da Agraer em Anastácio, Vera Lúcia Golze; e o engenheiro agrônomo Ubirajara Coelho Neto, do setor de fruticultura da Gerência de Desenvolvimento Agrário (GDA) da autarquia.
Fonte: Idest