Prefeitura e Suzano inauguram reforma do CRAS Central com mais cursos do Senac

A cerimônia foi realizada na noite desta segunda-feira (4) e contou com a presença do Prefeito João Alfredo Danieze e Diretores da Suzano

Por Equipe Funcional de Comunicação Municipal em 05/09/2023 às 09:21:40

Leonardo Pimenta e o Prefeito João Alfredo na entrega da reforma do CRAS Central

Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e a Suzano deram mais uma mostra de que a parceria entre Poder Público e a Iniciativa Privada dá certo quando há união de propósitos. Desta vez, a obra entregue foi a reforma do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Central, que fica localizado na região do Centro do Velho. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (4), com a participação do Prefeito João Alfredo Danieze e de Diretores da Suzano. O CRAS Central agora será também o local para a realização de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O novo CRAS Central agora tem um salão de beleza com todos os equipamentos e utensílios necessários, como cadeiras, aparelhos eletrodomésticos, secadores, cortadores de cabelo e barbeadores elétricos profissionais. As redes de instalações elétrica e hidráulica também foram trocadas e os banheiros foram reformados. O novo CRAS Central também foi contemplado com a instalação de equipamentos para o laboratório de gastronomia, com aparelhos eletrodomésticos e uma série de utensílios e última geração.

O Prefeito João Alfredo Danieze, junto com o Gerente Executivo da Área Industrial da Suzano, Leonardo Pimenta, fizeram a inauguração do novo CRAS. Para Leonardo Pimenta, a Suzano não veio a Ribas do Rio Pardo apenas para construir a fábrica de celulose mais moderna do mundo, com um investimento de R$ 19,3 bilhões e a contratação mais de 10 mil trabalhadores – entre colaboradores próprios e de empresas terceirizadas. "Estamos contribuindo para que Ribas do Rio Pardo tenha mais estrutura para a formação, capacitação e qualificação de mão de obra especializada nas mais diversas áreas", frisou Leonardo Pimenta.

De acordo com o Prefeito João Alfredo Danieze, nunca houve tanta profissionalização com cursos de qualificação e capacitação em Ribas do Rio Pardo como tem acontecido nos últimos dois anos. O Prefeito destacou que, com o Senac, até o final deste ano, serão 12 cursos. Já com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) serão outros 22 cursos e, neste caso, cada um terá duas turmas. "Agradeço a esta parceria com a Suzano que resultou em mais uma obra importante, que é novo CRAS Central", destacou o Prefeito. Ele disse, ainda, que duas creches novas vão entrar em processo de licitação este mês e que o bairro São Sebastião será todo drenado e asfaltado.

Cursos – No novo CRAS Central já estão sendo realizados quatro cursos. Segundo Edson Bobadilha, Coordenador do Senac em Ribas do Rio Pardo, no momento estão sendo feito os cursos de Preparo de Bolos e Tortas, Salgadeiro, Técnicas Unhas Artísticas (que são as unhas pintadas de forma mais sofisticada, com direito a desenhos e formatos diferenciados) e o curso de Corte de Cabelo Masculino e Técnicas de Barbear.

Na avaliação de Edson Bobadilha, a parceria entre a Prefeitura e a Suzano no CRAS Central contribuiu – de forma decisiva – para a realização novos cursos do Senac. "A cozinha pedagógica ficou espetacular, com equipamentos modernos e de última geração. Lá, tem tudo que os alunos precisam", destacou Bobadilha. A Professora Erotildes Gondin elogiou os equipamentos e disse que as alunas estão amando e rendendo bem nas aulas. "Com a infraestrutura necessária, o trabalho flui de forma rápida", acrescentou.

Até o final deste ano, serão realizados cursos de maquiador, corte de cabelo masculino e técnicas de barbear, técnicas de unhas artísticas, salgadinhos para festa, auxiliar de cozinha, preparo de bolos e tortas, preparo de pães artesanais, design de sobrancelhas, marmita para venda gourmet e fitness, técnicas em cortes e venda de carnes, preparo de doces cristalizados e limpeza de pele. Ano passado, a parceria formou 60 alunos nos cursos de manicure, recepcionista, vendedor, camareira e higiene e manipulação de alimentos. "Teremos um total de 12 cursos até o final do próximo ano. Desta vez, os cursos do Senac – que serão coordenados Edson Bobadilha – vão formar um número bem maior de novos profissionais", enfatizou o Gerente do CRAS Central, Eduardo Thomaz. Cada turma tem 20 alunos.

Crianças – Enquanto os alunos buscam se especializar nos cursos do Senac no novo CRAS, uma iniciativa da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SED) e de Assistência Social (SAS), tem chamado a atenção. Isso porque no momento em que os alunos – que são pais e mães – estão estudando, uma cuidadora fica à disposição da criançada. A Educadora Social Aletícia Bittencourt Silva vem fazendo este trabalho com 12 crianças nos cursos noturnos. "Enquanto os pais aprendem, as crianças brincam e lancham. Sem dúvida, é uma grande iniciativa da Prefeitura", detalhou Aletícia.

Fonte: Equipe Funcional de Comunicação Municipal

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind