Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo Alerta para Crescimento de Golpes Virtuais: Proteja-se!

Fique alerta e proteja-se contra esses golpes virtuais que visam prejudicar a nossa comunidade. Sua segurança é de extrema importância.

Por Redação 90FM em 13/10/2023 às 12:31:15

A PolĂ­cia Civil de Mato Grosso do Sul, através da Delegacia de PolĂ­cia de Ribas do Rio Pardo, vem emitir um alerta à comunidade riopardense sobre o aumento alarmante dos casos de estelionato e extorsões virtuais.

Estes golpes, realizados principalmente pela internet e aplicativos de celular, tĂȘm como alvo cidadãos que, muitas vezes, são induzidos ao erro e coagidos a efetuar depósitos em dinheiro nas contas de criminosos.

Entre os golpes mais comuns que tĂȘm afetado nossa comunidade, destacam-se os seguintes:

1. Falso Delegado de PolĂ­cia que pede dinheiro: Criminosos se fazem passar por autoridades policiais, alegando a necessidade de dinheiro para "resolver" questões legais. É importante ressaltar que a PolĂ­cia Civil ou o Delegado de PolĂ­cia não solicitam dinheiro em troca de não instaurar inquéritos ou emitir prisões. Essas prĂĄticas são ilegais.

2. Golpe do OLX – Mercado Livre: Nesse golpe, os criminosos oferecem produtos a preços atrativos em sites de compra e venda, como o OLX e o Mercado Livre, mas não entregam o produto após receberem o pagamento.

3. Golpe do Empréstimo do INSS: Criminosos oferecem falsos empréstimos, solicitando adiantamentos de taxas e comissões, apenas para desaparecerem após receber o dinheiro da vĂ­tima.

4. Falso Site-Boleto: Golpistas criam sites falsos que imitam pĂĄginas de pagamento de boletos, levando a vĂ­tima a inserir seus dados bancĂĄrios e, assim, roubam informações sensĂ­veis.

Para se proteger contra essas ameaças, a PolĂ­cia Civil recomenda que a população siga as seguintes orientações:

1. Não repasse dados e documentos pessoais para estranhos, principalmente via aplicativo WhatsApp. Mantenha a discrição quanto a informações pessoais e financeiras.

2. Tenha cuidado ao realizar contatos afetivos com pessoas desconhecidas e ao enviar/receber fotos de pessoas que vocĂȘ não conhece. Esteja ciente de que a internet é um espaço propĂ­cio para a falsa representação.

3. Não acredite em promessas de que dinheiro resolverĂĄ questões legais. A PolĂ­cia Civil ou o Delegado de PolĂ­cia não operam dessa maneira, e tais solicitações são ilegais.

4. Em caso de dĂșvida, interrompa imediatamente a conversa, bloqueie o contato suspeito e dirija-se à Delegacia de PolĂ­cia para buscar orientação e registro de ocorrĂȘncia. A ação rĂĄpida pode ajudar a evitar prejuĂ­zos maiores.

Por fim, é crucial lembrar o conselho dado por nossos pais: "Não converse com estranhos!". Fique alerta e proteja-se contra esses golpes virtuais que visam prejudicar a nossa comunidade. Sua segurança é de extrema importância.







Fonte: Redação 90FM

Comunicar erro
90FM - FACE 01

ComentĂĄrios

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind