ALERTA: Onda de calor e chuva intensas marcam os últimos dias do verão

Aviso de que os dias serão muito quentes termina na sexta-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia.

Por Redação 90FM em 11/03/2024 às 18:04:36

Alerta de onda de calor para Ribas do Rio Pardo e mais 69 municípios

Calor e chuva marcam os últimos dias do verão, que termina no dia 19 de março. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou na manhã desta segunda-feira (11) alerta de onda de calor para Ribas do Rio Pardo e mais 69 municípios e de chuvas intensas para 18 cidades de Mato Grosso do Sul. O aviso de dias muito quentes termina só na sexta-feira (15).

Segundo o Instituto, nestes dias a temperatura deve ficar 5ºC acima da média no período de 3 a 5 dias, e há risco à saúde. O Inmet alerta ainda para chuvas intensas entre 20 a 50 mm (milímetros) por dia e ventos de 40 a 60 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas para os municípios de Alcinópolis, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Conforme o Climatempo, com a chegada da onda de calor, é importante estar ciente dos cuidados necessários para lidar com dias quentes. "Mantenha-se hidratado, evitando a exposição prolongada ao sol entre as 10h e 16h. Busque abrigo em locais com sombra, use roupas leves e frescas e aplique protetor solar regularmente. Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário".


Alerta laranja para onda de calor e amarelo para chuvas intensas. (Reprodução Inmet)

Fonte: Redação 90FM

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind