No fim da tarde desta segunda-feira (24), durante patrulhamento preventivo na Praça dos IpĂȘs, a equipe da PolĂcia Militar, atendeu a uma ocorrĂȘncia envolvendo um motociclista que realizava manobras perigosas no local. A ação foi motivada por diversas denĂșncias e vĂdeos circulando nas redes sociais, que relatavam infrações de trânsito cometidas por motociclistas, colocando em risco a segurança de pedestres.
Segundo o Boletim de OcorrĂȘncia PM nÂș 362/2024, em determinado momento, a equipe avistou uma motocicleta em alta velocidade, executando a manobra conhecida como "grau", na qual o veĂculo é conduzido utilizando apenas uma das rodas. No instante da manobra, o motociclista quase colidiu com duas crianças que atravessavam a via na companhia de seus pais, sendo necessĂĄrio um desvio brusco para evitar o acidente.
Os policiais iniciaram a perseguição do condutor e conseguiram interceptĂĄ-lo na Avenida JĂșlio Viana, nÂș 437, no bairro Ouro Verde. O motociclista de 20 anos, que pilotava uma motocicleta Honda CG 160 Titan utilizava chinelos no momento da abordagem.
Conduzir motocicleta utilizando chinelos é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme o **artigo 252, inciso IV**, que estabelece:
Infração é considerada de natureza **média**, com penalidade de multa e a adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A documentação do veĂculo (CRLV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor estavam em situação regular. No entanto, a motocicleta foi removida ao pĂĄtio do Detran, uma vez que o motociclista não apresentou um condutor devidamente habilitado no local da fiscalização. As notificações referentes às infrações foram emitidas.
O motociclista foi conduzido à Delegacia de PolĂcia Civil, sem apresentar lesões, onde permaneceu à disposição das autoridades competentes.
Fonte: Redação 90FM/PC/PM