APP - ANDROID
APP - IOS
SESI - MATRICULAS

Conta de luz mais cara? Veja 5 dicas simples para economizar energia

A partir desta terça-feira (1º), bandeira vermelha patamar 2 foi acionada, o que deixa custo de energia bem mais caro

Por José Camara em 01/10/2024 às 17:52:08

A conta de luz vai ficar mais cara a partir desta terça-feira (1º) em todo o Brasil. O aumento será de R$ 7,87 consumidos. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) revisou e, neste mês, a bandeira tarifária de patamar 2 passará a ser aplicada. A diferença é de mais de R$ 3,00 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos em comparação com a bandeira que estava vigente

Como a maior parte do fornecimento de energia é realizada por meio de hidrelétricas, a seca que o Brasil enfrenta ocasionou a baixa nos reservatórios e, consequentemente, foi necessário aumentar a tarifa da conta de luz.

Segundo a Aneel, a bandeira de patamar 2 foi acionada por dois fatores:

O risco hidrológico, quando o nível de chuvas está baixo;

O preço de referência da energia, que tem aumentado por conta da seca.

Dicas de economia

A dica mais básica: retire da tomada os equipamentos em desuso. Cada minuto longe da energia representa alguns centavos a menos na conta do fim do mês.

Na hora de escolher a iluminação, opte por lâmpadas de LED. Esse modelo consome muito menos energia, o que pode ajudar a reduzir a conta.

Use eletrodomésticos com parcimônia! Está calor? Embora esteja muito quente, opte por usar o ar-condicionado entre 23 ºC e 25 ºC. Segundo especialistas, essas temperaturas são suficientes para refrigerar ambientes e o corpo sem consumir tanta energia.

Aproveite o calor e deixe de lado o chuveiro elétrico na temperatura "quente". Tome um banho gelado, relaxante e rápido.

Durante o dia, abuse da luz solar. Abra as janelas, deixe o sol entrar e apague as lâmpadas!

Seca, calor e energia mais cara: tudo está interligado!

Todo o sistema de geração de energia do Brasil é interligado. O país vive, em 2024, uma seca histórica. Com isso, os níveis dos rios caíram drasticamente. Menos água nos afluentes significa menos água nos reservatórios das hidrelétricas e, consequentemente, energia mais cara.

Para atender aos horários de pico de consumo e à baixa geração de energia renovável no início da noite, é necessário acionar usinas termelétricas, que são mais caras. Por isso, há o aumento da tarifa da conta de luz.

A última vez que a Aneel havia acionado a bandeira vermelha foi em agosto de 2021, durante a crise hídrica que afetou todo o país.

Fonte: Primeira Pagina

Comunicar erro
ALERTA GRANDE
90FM - FACE 01
PORTAL TINTAS - GRANDE
BIGUA CELULAR - ATUAL

Comentários

Anuncie 3