Localizado a cerca de 90 km de Campo Grande, o município de Ribas do Rio Pardo comemora 78 anos de sua fundação neste sábado (19).
O município passa por um verdadeiro 'boom' no crescimento econômico, com a chegada da obra bilionária da Suzano. No ano de 2021, o município foi o 5º que mais gerou novos postos de trabalho em Mato Grosso do Sul, atrás apenas das maiores cidades do Estado: Campo Grande (1º), Dourados (2º), Três Lagoas (3º) e Corumbá (4º).
A prefeitura não divulgou calendário de eventos, porém, a assistência social do município realiza neste sábado o 'varal solidário', no Centro do Idoso.
O evento contará com exposição de roupas para doação e é aberto para toda a população. Serão disponibilizadas de peças infantis a adultos.
As terras que formam Ribas do Rio Pardo foram exploradas pela primeira vez no século XVII pelos bandeirantes paulistas, porém, não se fixaram no local, uma vez que buscavam por ouro.
O primeiro a se instalar naquelas terras foi o mineiro Joaquim Francisco Lopes, que viu no local excelentes perspectivas para criação de gado. Dessa forma, chamou outros companheiros que vieram de Santana do Paranaíba e deram início à povoação de Ribas do Rio Pardo.
Entretanto, o povoado ganhou destaque com a passagem da linha férrea, em 1914, que ligava Ribas do Rio Pardo a outros centros urbanos.
Pela Resolução 856, de 7 de novembro de 1921, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, com a denominação de Conceição do Rio Pardo.
O topônimo atual adveio do Rio do mesmo nome que banha as terras do município.
A economia é baseada na pecuária, porém, a chegada da indústria de celulose abre novos horizontes para o local se tornar um polo da silvicultura.
Fonte: Midiamax