Moradores de Ribas do Rio Pardo que precisam "tirar" a carteira de identidade, seja primeira ou segunda via, só conseguem atualmente, por meio do site da SEJUS, por meio de agendamento em dos pontos disponíveis em Campo Grande. Mas, os dias deste transtorno estão contados.
Isso porque, a secretaria municipal de Assistência Social, assinou o termo de cooperação mútua com a SEJUSP (Secretaria de Estado e Justiça e Segurança Pública) para emissão da carteira de identidade no próprio município. A publicação saiu no dia 18 no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.
"Muitos usuários da Assistência não conseguem ir em Campo Grande, e, como temos muitas vagas de emprego, a falta do documento dificulta o ingresso desses usuários no trabalho. Temos levado alguns usuários que realmente não tem condições financeiras à Capital, assim, como fazendo os agendamentos, mas tendo esse serviço disponível no CRAS vai facilitar para todos", explica a secretária da pasta Jaqueline Arimura.
PARCERIA
A colaboração entre as partes prevê que a Coordenadoria – Geral de Perícias da SEJUSP forneça a tecnologia necessária da coleta de dados biográficos e biométricos de cidadão, em contrapartida a prefeitura disponibilizará servidores, estrutura física e mobiliário necessários para coleta de dados.
Após a assinatura, um servidor da Assistência fez a capacitação e treinamento fornecido pela SEJUSP para a coleta de dados em Campo Grande, como prevê o termo de cooperação, assim como executar a supervisão, monitoramento e controle dos servidores disponibilizados.
O processo se iniciou ano passado, quando a Secretária Jaqueline Arimura fez contato com órgão de Segurança Pública Estadual, agora é só questão de tempo para o documento ser emitido em Ribas do Rio Pardo.
"O termo de cooperação que foi assinado por mim e pelo Prefeito e enviado para a SEJUSP, agora estamos apenas aguardando os materiais chegarem para começar os atendimentos. Essa é uma necessidade do município desde 2020, quando começou a pandemia", completa a secretária Jaqueline Arimura.
Fonte: Notícias do Cerrado