Senai e Suzano formam 197 profissionais em Ribas do Rio Pardo para atuar na indústria

As turmas concluíram os cursos técnicos em química, automação, eletrotécnica e mecânica, e pós-técnicos em celulose, automação e mecânica.

Por Assessoria de Comunicação em 26/08/2022 às 12:21:53

Divulgação

Uma noite de gala e celebração para os formandos dos cursos técnicos e pós-técnicos oferecidos pelo Senai em parceria com a Suzano. Nesta quinta-feira (25/08), em Ribas do Rio Pardo, uma cerimônia marcou o encerramento das primeiras nove turmas, que colocam no mercado de trabalho 197 profissionais qualificados para atuar na indústria.

O evento contou com a presença de representantes do Senai, da Suzano e da prefeitura municipal. As turmas concluíram os cursos técnicos em química, automação, eletrotécnica e mecânica, e pós-técnicos em celulose, automação e mecânica. Cerca de 65% dos formados são residentes no município e quase metade são mulheres.

Na avaliação do diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a conclusão das primeiras turmas dos cursos oferecidos em parceria com a Suzano em Ribas do Rio Pardo representa uma conquista não só dos formandos, mas também da instituição e da indústria.

"Estamos terminando uma formação que durou nove meses e que foi cheia de obstáculos. Nós todos aqui vencemos os desafios que foram apresentados. Trabalhamos em equipe e hoje vemos a transformação pessoal e profissional de cada um dos alunos que passaram por aqui. Nosso objetivo está sendo cumprido, que é levar educação para as pessoas, ajudá-las a transformar suas vidas, e também apoiar o desenvolvimento do setor industrial", afirmou.

O diretor de engenharia do empreendimento da Suzano em Ribas do Rio Pardo, Maurício Miranda Pereira, elogiou o empenho dos alunos e de suas famílias para concluir os estudos. "Gostaria que vocês celebrassem essa etapa, que é uma vitória. Por vezes, vocês deixaram caminhos mais fáceis e acreditaram no nosso propósito, confiando em nossos valores. Em breve, grande parte de vocês estará conosco diretamente", disse.

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, destacou que o Sistema Fiems tem investido no município para apoiar a industrialização promovida pela Suzano, e mencionou que em breve será construído na cidade o Centro Integrado Sesi Senai. "Se hoje vocês estão sendo formados, o Centro Integrado Sesi Senai vai formar os filhos de vocês. Isso é muito gratificante", pontuou o prefeito.

Após o período de formação, os alunos puderam demonstrar o aprendizado por meio de um projeto de conclusão de curso. Como forma de reconhecimento pelo esforço dos alunos, o Senai premiou os três projetos de maior destaque. O gerente de gestão e negócios do Senai, Rodrigo Bastos de Melo, entregou troféus aos seguintes alunos:


Formados vencem longas distâncias para concluir curso

Após ser incentivado pela família a tentar uma oportunidade na Suzano, Jones Teixeira Barros trocou o Rio de Janeiro por Ribas do Rio Pardo em busca da qualificação profissional. O jovem tinha muita curiosidade, mas zero conhecimento sobre o segmento. Sua visão sobre a profissão transformou totalmente depois de concluir o curso.

"Foi bastante interessante, porque eu não conhecia nada sobre o curso e tinha medo de não me adaptar. Acabei me encantando com a eletrotécnica, e espero começar a atuar nessa área, caso entre na Suzano. Se não entrar, pretendo continuar nessa área mesmo assim", disse.

Formado em eletroeletrônica, Juan Halison Cavalheiro encontrou no curso de eletrotécnica oferecido pela Suzano e pelo Senai um caminho para se especializar ainda mais. Apesar de morar em Campo Grande e estudar em Ribas do Rio Pardo, a distância não o impediu de ir em busca do sonho.

"Todos os dias acordava às 5 horas da manhã para chegar em Ribas e fazer o curso o dia todo. Só chegava em casa de volta às 20 horas. Foram 10 meses corridos. A sensação de concluir o curso é gratificante. Agora é entrar de cara no mercado. Estou ansioso e acredito que vai dar tudo certo", conta o jovem.

Quem também encarou diariamente a estrada durante quase um ano foi Ketilen Lopes, de Água Clara, cidade vizinha a Ribas do Rio Pardo. O curso mudou a vida da estudante, que antes não conhecia nada sobre indústria e hoje domina saberes fundamentais para atuar no ramo da celulose.

"Aprendemos desde química básica até química analítica, orgânica e inorgânica, todos os processos de fabricação de celulose desde o preparo dos cavacos até o momento da exportação para o mercado mundial. A expectativa é que a gente seja chamado e comece a trabalhar, concretizando tudo aquilo que a gente estudou", disse.

Sobre o Projeto Cerrado da Suzano

O empreendimento da Suzano em Ribas do Rio Pardo deve gerar 10 mil empregos durante o pico da construção e 3 mil novos empregos, entre diretos e terceiros, nas operações industrial e florestal. A nova fábrica deve entrar em operação no segundo semestre de 2024, com capacidade de produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano. O investimento total é de R$ 19,3 bilhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind