Suzano e TJMS sensibilizam 3,6 mil trabalhadores pelo fim da violência contra a mulher em Ribas do Rio Pardo (MS)

Na ocasião, o público presente recebeu esclarecimentos sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, bem como orientações que visam à prevenção e identificação do "sinal vermelho".

Por Performa Comunicação em 02/09/2022 às 12:02:33

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) realizaram na última terça-feira (30), dentro do canteiro de obras da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS), ações da campanha Sinal Vermelho. Por meio de oficinas, juízas, juiz e outros membros da Coordenadoria Estadual da Mulher do tribunal falaram a 3,6 mil trabalhadores da obra sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.

Na ocasião, o público presente recebeu esclarecimentos sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, bem como orientações sobre como identificar do "sinal vermelho" – um xis marcado com batom na mão direita que serve para que mulheres vítimas de violência peçam socorro de forma silenciosa. A campanha Sinal Vermelho, em referência ao símbolo, é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), com adesão do TJMS.


Trazer a campanha para a obra foi uma das ações realizadas no âmbito do Programa Agente do Bem, que a Suzano realiza no município em parceria com o próprio TJMS e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, além de outras 15 empresas que participam da construção da nova fábrica da Suzano. "Nossa estratégia é fortalecer a cultura de prevenção dentro da obra, estimulando os trabalhadores a entenderem isso como um dever também fora do local de trabalho, expandindo essa consciência para suas famílias e toda a comunidade", observou Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano no Mato Grosso do Sul.

Juíza da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande e titular da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar presente na oficina, Helena Alice Machado Coelho avalia que a parceria entre o TJMS e a Suzano amplia o alcance da mensagem da campanha Sinal Vermelho. "Com essas ações, estamos contribuindo para aumentar o engajamento social no que diz respeito às mulheres e aos Direitos Humanos de modo geral. Neste sentido, vir até o canteiro de obras e sensibilizar tantas pessoas foi um marco para a campanha no Mato Grosso do Sul", acrescentou a magistrada, que também integra a AMB Mulheres.


Já a juíza Jaqueline Machado, da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande, que fica dentro da Casa da Mulher Brasileira, dirigiu-se principalmente aos homens trabalhadores sobre não praticar e nem se calar diante de nenhum tipo de violência contra a mulher. "Por muito tempo se pensou que as violências contra as mulheres deveriam ser conversadas e tratadas somente entre mulheres. Se o homem é parte desse problema, ele também precisa ser integrado a essa campanha. Sendo os homens a maioria da força de trabalho na obra, é imprescindível estarmos aqui e termos a possibilidade de impactar tantos trabalhadores", concluiu.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Fonte: Performa Comunicação

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind