Dicão faz 59 anos e ganha de presente caravana com amigos de Ribas

Dicão foi honorário morador de Ribas do Rio Pardo por mais de dez anos, onde dirigiu o Departamento Municipal de Esportes e também a Escolinha Municipal de Futebol.

Por Kleber Souza em 02/09/2022 às 18:03:01

Divulgação

A lenda viva do futebol brasileiro, Valdir Gonçalves de Lima, ou simplesmente Dicão, completa nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, 59 anos de idade.

Ídolo da torcida corintiana na década de 80, Dicão foi honorário morador de Ribas do Rio Pardo por mais de dez anos, onde dirigiu o Departamento Municipal de Esportes e também a Escolinha Municipal de Futebol.

Por aqui, com seu sorriso fácil e simpatia contagiante, Dicão não teve dificuldades de construir amizades verdadeiras. Tanto que, parte dessa turma de amigos rio-pardenses, decidiram homenagear o ex-jogador pessoalmente e, embarcaram em caravana nesta manhã para Araçatuba (MS).

Maximiano Neves é um dos amigos que Dicão fez em Ribas. "O Dicão foi a pessoa que me deu a primeira oportunidade como treinador. Eu era ajudante dele e jogava pelo time da cidade. E foi quando ele acreditou no meu trabalho e me cedeu a oportunidade que foi treinar a categoria Mirim. Falar do Dicão é muito gratificante por que ele é uma pessoa do bem e muito correto com as coisas. Eu aprendi muito com ele", conta, relembrando a trajetória.

Max conta que foi convidado para viajar com a caravana, mas os compromissos com o trabalho o impediram "A vontade de ir lá", pontua.

A CARAVANA

Um dos líderes da caravana rio-pardense que embarcou rumo ao interior paulista é Clóvis Carvalho, o Kotó. Além de ter sido atleta das equipes de base comandadas por Dicão, Clóvis e Dicão se tornaram grandes amigos.

Muitos brincam com a dupla, dizendo que são pai e filho.

Além de Kotó, o timaço que vai abraçar Dicão nesta sexta, representando todos os rio-pardenses é formado por Nelson, Elizangela, Ivanilde, Andréia, Camila, Rose, Zé Miguel, Reginaldo, Juninho, Lúcio, Rodi e Vagaroso.

"Parabéns meu amigo Dicão. Obrigado por tudo que nos ensinou e pelo carinho que sempre teve com Ribas do Rio Pardo", agradece Kleber Souza, professor de Educação Física.

O Rio Pardo News deseja saúde e felicidades ao eterno camisa nove das pernas tortas.

DICÃO – O CORINTIANO ROXO E CAMPEÃO! - por Rogério Micheletti




















Valdir de Lima Gonçalves, o Dicão, nascido no dia 2 de setembro de 1963, em Araçatuba (SP), ex-centroavante do Corinthians, do Atlético Paranaense, do Maringá, do Santo André e outros clubes, mora atualmente em Araçatuba, após ter residido em Ribas do Rio Pardo (MS), onde trabalhou como Diretor de Esportes da prefeitura da cidade.

Dicão jogou no Corinthians, de 1981 a 1989, e marcou 15 gols com a camisa do alvinegro. Embora fizesse sucesso quando era emprestado, Dicão nunca conseguiu se firmar no Parque São Jorge, onde sempre foi uma promessa. O curioso é que a torcida corintiana chegou a pedir a sua entrada durante jogo contra o Goiás, em 1984, após Casagrande perder uma penalidade. O Corinthians venceu aquela partida por goleada, 5 a 0, quatro gols de Sócrates e um do próprio Casagrande.

Pela estatura e pelo seu jeito trombador, Dicão se destacava nas bolas altas. Chegou a disputar posição no Corinthians com centroavantes famosos como Casagrande, Lima, Serginho Chulapa e Edmar, talvez por isso tenha tido tantas dificuldades para se fixar como titular. Segundo números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte, Dicão disputou 94 jogos com a camisa alvinegra: 45 vitórias, 26 empates, 23 derrotas e marcou 15 gols.

CAMPEÃO PAULISTA E PARANAENSE NO MESMO ANO

Dicão fez parte do elenco corintiano campeão paulista em 1988. Antes do final da competição, ele foi emprestado para o Atlético Paranaense e também foi campeão estadual jogando pelo Furacão, que tinha como técnico Nelsinho Baptista. Alguns dos companheiros do centroavante no Furacão eram Odemílson (lateral-direito), Adilson (zagueiro que defendeu o Grêmio, Cruzeiro e Corinthians), Cacau (volante ex-São Bento) e Carlinhos (ponta-direita ex-Cruzeiro).

Fonte: Rio Pardo News

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind