Bicampeão mundial de montaria em touros, Vitinho retorna às arenas após grave lesão

O atleta ficou mais de 50 dias afastados das arenas devido ao agravamento de uma lesão nas costelas. Inicialmente ele fraturou quatro costelas e teve um colapso pulmonar após um grave acidente na arena em maio de 2022, voltando a competir pouco mais de dois meses depois.

Por Abner Henrique em 06/01/2023 às 10:48:03

José Vitor Leme - Bicampeão Mundial de Montaria em Touros (PBR - Andy Watson).

Bicampeão mundial de Montaria em Touros, o sul-mato-grossense José Vitor Leme volta às arenas neste fim de semana nos Estados Unidos após ficar afastado por mais de 50 dias devido a uma lesão nas costelas. Competindo pela Professional Bull Riders, a principal liga de Montaria em Touros do mundo, ele participará de etapa que tem início nesta sexta-feira, na cidade de Nova York.

A sexta etapa da temporada 2023 da PBR acontece no Madison Square Garden, de 6 a 8 de janeiro. Esta, que já se tornou uma das etapas mais esperadas da PBR, esse ano migrou para esse local, também conhecido como The Garden ou por suas iniciais MSG. Por ano, atrai fãs do esporte e do entretenimento, em espaço coberto multiuso na cidade de Nova York, localizado no centro de Manhattan.

Aos 26 anos, o atleta natural de Ribas do Rio Pardo-MS está recuperado e espera corresponder às expectativas dos fãs que apostam nele como principal favorito a conquistar a primeira vitória brasileira nesta temporada na série de elite da PBR. O atual campeonato teve início em novembro de 2022 e vai até o mês de maio de 2023, quando o novo campeão mundial será coroado e receberá um bônus de 1 milhão de dólares.

José Vitor Leme com a taça de Campeão Mundial da PBR em 2021 (PBR - Andy Watson).

Apesar de ter perdido as primeiras cinco etapas da temporada, Leme mantém chances de brigar pelo tricampeonato mundial, já que ainda serão realizados 17 rodeios antes da final mundial, que acontecerá no Texas, em maio. A principal divisão do campeonato conta com os 40 melhores atletas do mundo, que somam pontos de acordo com seu desempenho a cada etapa e o campeão mundial é definido com a somatória acumulada nas etapas durante a temporada.

LESÃO

Foi durante a Final da PBR Team Series na primeira semana de novembro que uma nova queda com forte impacto no chão agravou uma lesão nas costelas do atleta ocorrida em maio. De modo que, depois de dois meses parado, Leme precisou fazer outra pausa, submetendo-se a mais algumas semanas de recuperação.

Desde então, o competidor brasileiro, um dos nomes mais importantes do esporte no mundo hoje, passou boa parte do tempo no Brasil, ao lado dos familiares e se recuperando da lesão para voltar 100% às competições.

INÍCIO DA LESÃO

José Vitor Leme conquistou seus dois títulos mundiais em 2020 e 2021, tornando-se o segundo atleta a vencer dois campeonatos consecutivos na história da liga americana. Em 2022, mesmo perdendo cinco etapas devido a uma lesão muscular, o brasileiro chegou à Final Mundial com chances de levar a terceira fivela. Leme ocupava a quarta colocação do ranking quando sofreu um grave acidente na penúltima noite do evento decisivo, em maio do ano passado.

Na tentativa de pontuar e alcançar os líderes, foi jogado ao chão e pisoteado pelo touro, resultando em quatro costelas quebradas e um colapso pulmonar, que o impediu de brigar pelo título no último dia de competições e o afastou das arenas por mais de dois meses. Apesar de não competir no dia decisivo da Final Mundial, um dos melhores atletas da atualidade ainda terminou o campeonato na quinta colocação.

Depois desse episódio, recuperado, José Vitor Leme voltou às arenas no final do mês de julho, para a disputa da temporada de estreia da PBR Team Series, a nova liga de competições por equipes da PBR. O sul-mato-grossense terminou o novo campeonato como melhor atleta individual, conquistando a fivela de "MVP" da Liga, mesmo seu time, o Austin Gamblers, não conquistando o título.

José Vitor Leme em montaria histórica no Touro Woopaa - Recorde de Notas da PBR - Las Vegas

TRAJETÓRIA

Depois de brilhar de forma meteórica no Brasil, onde conquistou o título nacional em 2017, José Vitor Leme estreou nas arenas norte-americanas no mesmo ano. Em menos de dez dias seu nome ficou conhecido em todo o mundo.

Até então desconhecido, Leme desembarcou nos Estados Unidos e parou os oito segundos em todos os touros que montou em menos de dez dias. Resultado, participando somente da conclusão da temporada, por seu desempenho, ele foi campeão da Final Mundial, disputada na época em Las Vegas, e se posicionando em sétimo lugar no ranking mundial logo na sua estreia.

A partir dessa temporada, Leme entrou de vez para a elite da associação, se mantendo constante na briga por títulos, liderando o ranking mundial diversas vezes e quebrando recordes.

Depois de uma chegada nada discreta em 2017, Leme encerrou 2018 e 2019 como vice-campeão. Em 2020, o brasileiro finalmente conquistou seu primeiro título na PBR, repetindo o feito em 2021, quando teve a melhor campanha de um atleta em toda a história do campeonato e estabeleceu diversos recordes, entre eles o fato de ser apenas o segundo a vencer dois campeonato consecutivos.

Conhecido por bater recordes e alcançar marcas históricas, em 2021, Leme estabeleceu as duas maiores notas da história da PBR ao marcar 98,75 pontos e 97,75 pontos (dos 100 pontos possíveis), ambas montando o touro Woopaa. Mesmo em sua curta carreira no campeonato mundial, o brasileiro já é o quinto atleta que mais venceu etapas, o quarto que mais registrou montarias acima dos 90 pontos e o terceiro que mais ganhou premiações na história da PBR.

O atleta, que é considerado o principal fenômeno do esporte Montaria em Touros nos últimos anos, chegou a trilhar o caminho de jogador de futebol na adolescência, com passagens por alguns clubes profissionais do interior do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Porém, a paixão pelos touros e a adrenalina das montarias que ele teve contato durante toda a infância falaram mais alto e ele optou pela carreira nas arenas.





Fonte: PrimeComm Sports - Agência PrimeComm

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind