Suzano - Agente do Beiii

Riedel anuncia conclusão do Aquário do pantanal para o próximo mês de março

Aquário do Pantanal terá papel importante na indústria regional do turismo, bem como no campo de pesquisa, educação e desenvolvimento do Estado. Histórico e Capacidade

Por Assessoria em 27/01/2022 às 17:04:00

Iniciadas em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB), as obras do Aquário do Pantanal estão prestes a ser finalmente concluídas. Durante entrevista a uma emissora de rádio da Capital nesta quinta-feira (27), o titular da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Eduardo Riedel (PSDB) revelou que o empreendimento será entregue no mês de março.

"Superamos um imbróglio jurídico, foram quase três anos nessa discussão, e retomamos o processo onde todos os atores envolvidos (além do governo), como Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas (TCE-MS) e o Ministério Público, estão acompanhando pari passu todo andamento. Estou praticamente toda semana conversando com ele, mas está indo muito e o cronograma está mantido, em março nós vamos entregar o Aquário", afirmou Riedel.


O secretário destacou que desde 2015, quando do lançamento do Programa Obra Inacabada Zero, a gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB) trabalhar para "desatar os nós jurídicos" que impediam a conclusão do Aquário.

Para dar prosseguimento ao empreendimento, a Seinfra desmembrou as obras em 13 contratos e licitou todas elas, de maneira transparente e gerando sinergia e cooperação entre as empresas vencedoras. Administração & Manutenção – Riedel, o governador Reinaldo Azambuja e o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura), Jaime Verruck, estiveram reunidos com a diretoria do Grupo Cataratas, holding que administra pontos turísticos no Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, para discutir a pactuação que prevê a administração do Aquário do Pantanal.

Os executivos da empresa virão à Mato Grosso do Sul para uma visita técnica no próximo mês de fevereiro. Riedel destacou que, uma vez concluído e entregue à sociedade, o Aquário do Pantanal terá papel importante na indústria regional do turismo, bem como no campo de pesquisa, educação e desenvolvimento do Estado. Histórico e Capacidade – O Aquário do Pantanal foi iniciado no primeiro semestre de 2011, começo do segundo mandato de Puccinelli, com previsão de custar R$ 84 milhões. Todavia, diversos impasses e denúncias de mau uso de recursos públicos culminaram no atraso das obras e elevação dos custos para mais de R$ 230 milhões.

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário contará com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.


Fonte: Assessoria

Comunicar erro
FIBRA PLUS

Comentários

ALERTA GRANDE
VETORIAL