Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 revoga medidas de contenção à doença

O avanço da vacinação, combinado com o baixíssimo número de casos e o não registro de óbitos favoreceram a decisão

Por Equipe Funcional de Comunicação Municipal em 22/03/2023 às 16:34:15

Por meio do Decreto nÂș 45/2023, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo acatou o pedido do ComitĂȘ Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 e decidiu revogar as medidas de contenção e combate à doença. O baixo número de casos, a ausĂȘncia no registro de óbitos e o avanço da vacinação em todas as faixas etĂĄrias motivaram a esta decisão, que entrou em vigor a partir da última segunda-feira (20).

Apesar do avanço consolidado no combate à doença pandĂȘmica, o secretĂĄrio municipal de Saúde, Marcos André de Melo, deixou claro que – a qualquer momento – poderĂĄ convocar o ComitĂȘ Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, caso haja alteração do quadro na saúde púbica. Agora não é mais obrigatório o uso de mĂĄscaras, nem medidas de isolamento. O cronograma de vacinação segue normalmente em todas as unidades de saúde do Município.

No setor de Vigilância Epidemiológica e ReferĂȘncia Técnica (RT) da Saúde do Trabalhador, a coordenadora Maria Alves destacou que é baixo o número de registro de casos, mas informou que podem ocorrer oscilações nos números em caso de relaxamento excessivo. Para justificar sua tese, ela apresentou os números de registros de casos de Covid-19 este ano em Ribas do Rio Pardo: foram 20 casos em janeiro, 42 em fevereiro e apenas sete até dia 20 de março.

Por enquanto, a única preocupação relativa à Covid-19 vem de um conceito geral sobre vírus. Isso porque esta época do ano é o chamado período sazonal de vírus respiratórios, no qual a circulação deles é intensificada, mas não somente em relação a Covid-19. "Toda a ĂĄrea de saúde permanece atenta ao que estĂĄ acontecendo e, em caso de mudança neste quadro de estabilidade, medida protetivas mais rígidas serão adotadas imediatamente", disse Maria Alves.

    Fonte: Equipe Funcional de Comunicação Municipal

    Comunicar erro
    90FM - FACE 01

    ComentĂĄrios

    ALERTA GRANDE
    Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind