Com o lema "Bendita seja as mãos que conduzem a bandeira da paz", centenas de estudantes das escolas municipais e estaduais de Ribas do Rio Pardo participaram, na manhã desta quinta-feira (13), de uma caminhada – promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SED) – pela cultura da paz. A atitude, que contou com o apoio do prefeito João Alfredo Danieze, é o início de uma campanha pela paz nas escolas.
Para o prefeito João Alfredo, todos os esforços para combater essa onda de terrorismo nas escolas que assola o País serão feitos. O prefeito lembrou que, antes mesmo de o governador Eduardo Riedel anunciar o pacote antiviolência nas escolas – que contará com ronda policial, monitoramento por câmeras e botão de alarme do pânico – diretores e professores das escolas rio-pardenses já haviam se reunido no plenário da Câmara Municipal de Vereadores para traçar um plano de ação. "Já começamos a agir e também receberemos ajuda do governo do Estado neste assunto delicado e completo que precisa ser resolvido", disse João Alfredo Danieze.
A caminhada começou na avenida Nelson Lyrio – no local onde é realizada a feira nos finais de semana – e seguiu pela avenida Aureliano Moura Brandão até o cruzamento com a avenida Jesuíno Álvares de Barros. De lá retornou ao local de partida. Além de estudantes, o secretário municipal de Educação Nizael Almeida, diretores, coordenadores e professores participaram da caminhada, que foi marcada pelo clima de tranquilidade e com a maioria trajando camisas brancas, simbolizando a paz.
O secretário municipal de Educação, Nizael Almeida, informou que além do movimento pela paz nas escolas um amplo trabalho pedagógico será feito. "A função social da escola é formar cidadãos e as decisões nesta área são todas tomada de maneira democrática – são decisões colegiadas", frisou Nizael Almeida. Ele disse, ainda, que essas ações têm o intuito de promover um ambiente de respeito e que as diferenças não podem ser alvo de exclusão, desrespeito e nem violência. "Valores como respeito, educação, ética, convivência, diálogo e cooperação são muito importantes para a vida em sociedade", acrescentou o secretário.
Diante dos acontecimentos recentes em nosso município, o secretário – em parceria com os professores – elencaram a caminhada intitulada "Educação pela Cultura da Paz" como primeira atividade. Após a caminhada, será dado continuidade a manutenção pela cultura da paz nas escolas. Além disso, com o apoio do atendimento técnico da psicóloga e assistente social da educação, será realizada a conscientização de profissionais, alunos e famílias, de acordo com organização prévia da equipe técnica e gestores escolares.
Dentre as ações está prevista a distribuição de folders informativos com os seguintes direcionamentos a comunidade escolar: Conceituar de forma simples violência e a importância da educação nesse contexto; Informar como em situações de comoção geral, algumas pessoas se valem do momento para gerar pânico com postagens falsas; Informar como encaminhar denúncias; Ressaltar a importância do diálogo com as crianças e como isso ajuda a prevenir situações de violência.
Fonte: Enfoque MS